Logo Folha de Pernambuco

Esportes

Brasil enfrenta Venezuela pelas Eliminatórias da Copa

Em boa fase sob o comando de Tite, Seleção Brasileira encara a seleção "Vinotinto" fora de casa

Emma e as Cores da Vida (2017)Emma e as Cores da Vida (2017) - Foto: Divulgação

Na Era Tite, a Seleção Brasileira está invicta e com 100% de aproveitamento. Ganhou três jogos consecutivos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 e, mais do que isso, convenceu, apresentando um futebol que há muito a torcida verde-amarela não via. Os bons resultados fizeram a equipe saltar do sexto lugar para a vice-liderança. Nesta terça-feira (11), às 21h30, a Seleção já mira o primeiro lugar da competição, e para isso precisará vencer a lanterna Venezuela, em Mérida, além de “secar” o Uruguai, que irá a Barranquilla encarar a Colômbia.

E este início de trabalho com o gaúcho Tite não poderia ser melhor. Com o treinador no banco de reservas, a Seleção pentacampeã mundial venceu as três partidas que disputou, com dez gols marcados e apenas um sofrido. A boa campanha faz o Brasil ambicionar o topo da classificação Já a ‘Vinotinto’ passou o primeiro turno inteiro sem vencer e está afundada na última colocação, com apenas dois pontos.
Pela primeira vez desde que assumiu o cargo, Tite não poderá contar com o principal jogador do País em atividade, o atacante Neymar, que cumprirá suspensão pelo segundo cartão amarelo. O técnico não fez qualquer mistério e desde o primeiro momento deixou claro que o substituto do camisa 10 será Willian, que entrará no lado direito do ataque.  Com isso, Philippe Coutinho será deslocado para a esquerda, onde costuma jogar pelo Liverpool.
Outra troca acontecerá no meio-campo, setor em que Paulinho, homem de confiança de Tite, recuperará a titularidade. O atleta do Guangzhou Evergrande estava suspenso na goleada sobre a Bolívia por 5x0, na última quinta-feira, e volta na vaga de Giuliano. “A equipe tem que ser forte sem Neymar e quando ele estiver jogando, tem que ajudar a fortalecê-la”, declarou o treinador em entrevista coletiva.

VENEZUELA
Sem maiores esperanças de classificar, a Venezuela tem como objetivos melhorar as próprias atuações e fazer uma renovação para construir uma equipe que possa brigar para disputar o Mundial em 2022.
O técnico Rafael Dudamel fechou os portões dos treinamentos em Mérida, mas a expectativa é que a ‘Vinotinto’ tenha ao menos duas trocas em relação à derrota para o Uruguai por 3x0 em Montevidéu na semana passada. Roberto Rosales provavelmente voltará à lateral direita, enquanto José Manuel Velázquez substituirá o suspenso Oswaldo Vizcarrondo.

FICHA DO JOGO

VENEZUELA

Hernández; Rosales, Ángel, Velázquez e Villanueva; Rincón, Figuera, Peñaranda e Añor; Martínez e Rondón. Técnico: Rafael Dudamel.

BRASIL
Alisson; Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Filipe Luis; Fernandinho, Paulinho e Renato Augusto; Willian, Philippe Coutinho e Gabriel Jesus. Técnico: Tite.

Estádio: Metropolitano de Mérida, em Mérida (Venezuela).
Horário: 21h30 (de Brasília).
Árbitro: Víctor Carrillo (Peru), auxiliado pelos compatriotas Jonny Bossio e Raúl López Cruz.

 

Veja também

Morre George Eastham que lutou por contratos melhores para os jogadores
LUTO

Morre George Eastham que lutou por contratos melhores para os jogadores

Praia Clube cai diante das chinesas, e buscará o 3º lugar no Mundial feminino de vôlei
Vôlei

Praia Clube cai diante das chinesas, e buscará o 3º lugar no Mundial feminino de vôlei

Newsletter