Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Eliminatórias: Brasil recebe o Equador, no Couto Pereira; veja escalações e onde assistir

Seleção deve ter trio de ataque formado por Vinícius Júnior, Rodrygo e Endrick

Vinícius Júnior, atacante da SeleçãoVinícius Júnior, atacante da Seleção - Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O técnico Dorival Júnior terá mais uma “estreia” pela Seleção Brasileira. Depois do primeiro jogo e da primeira competição (Copa América), agora o comandante vai debutar nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2026. Começo que já carrega um peso (não dele, mas herdado do antecessor no cargo, Fernando Diniz): a equipe vem de três derrotas seguidas e está sob o risco de sair da zona de classificação ao Mundial. Na pressão para se recuperar, o Brasil encara o Equador, às 22h, no Couto Pereira, em Curitiba.

Interação

Será o primeiro confronto de Dorival pela Seleção em território nacional. Cenário que pede uma maior sintonia entre público e atletas após o insucesso na Copa América. “Temos a obrigação de entregar o nosso melhor ao torcedor. Acredito que vamos ter esse apoio (da torcida). Mas, para que haja essa interação, teremos de dar uma resposta positiva dentro de campo a fim de trazer durante o jogo o torcedor para se juntar a nós.”, apontou o técnico. 

O Brasil está na sexta posição das Eliminatórias, com sete pontos. Uma atrás do Equador, em sexto, com oito. “É claro que essa situação (posição na tabela) incomoda e isso requer uma atenção especial do que vamos fazer daqui para a frente. Não há um preparo específico, que ande em paralelo, para este momento. O que existe é um trabalho conjunto, de campo, técnico, incluindo o emocional, e que precisa ser conciliado para que as coisas possam fluir de forma equilibrada", contou. 

Time

Pelos treinamentos da semana, a tendência é que o Brasil tenha algumas modificações com relação à base titular que jogou na Copa América. Gabriel Magalhães pegará o lugar de Éder Militão, cortado por lesão, na zaga. André deve ganhar a vaga na cabeça de área, no lugar de João Gomes.

Na frente, Raphinha não foi convocado e Savinho foi cortado por lesão - problema que também acometeu o centroavante Pedro. Com isso, abre-se a possibilidade de Endrick ou Luiz Henrique formarem o ataque com Rodrygo e Vinícius Júnior.

"Precisaremos ter troca de passes com velocidade e dinâmica e mobilidade com os homens de frente. Temos que alcançar o desconforto ao adversário. Incomodar na última linha defensiva deles. O Equador fez uma boa Copa América. Não esperamos jogo fácil e será um duelo de bom nível", comentou.

Promessa

Da lista de convocados, a maior novidade é Estêvão, atacante do Palmeiras, de apenas 17 anos. Questionado sobre o novato da Seleção, Dorival pregou cautela na utilização. 

“A gente pede paciência a todos por esses garotos. Não estão aqui por acaso. É preciso tranquilidade. Ele vem para a Seleção num momento de muita responsabilidade. Espero que ele se mantenha interessado e atento para sempre fazer as correções. A parte técnica dele é muito boa e espero que a sua evolução continue", pontuou.

Tabu

Ao menos no aspecto histórico, o Brasil carrega uma vantagem diante do Equador. A seleção não perde para o adversário há 20 anos. O último tropeço foi em 2004, por 1x0, em Quito, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006. Como mandante, os brasileiros nunca perderam para os equatorianos. 

Ficha técnica

Brasil

Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; André, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vinicius Júnior e Luiz Henrique (Endrick). Técnico: Dorival Júnior

Equador

Galíndez; Preciado, Torres, Hincapié e Estupiñán; Moisés Caicedo, Gruezo e Alan Franco; Kendry Páez, Valencia e Sarmiento. Técnico: Sebastián Beccacece

Local: Couto Pereira (Curitiba/PR)
Horário: 22h
Árbitro:Facundo Tello (ARG). Assistentes: Ezequiel Brailosky e Gabriel Chade (ambos da ARG)
VAR: Silvio Trucco (ARG)
Transmissão: Globo, SporTV

Veja também

Atlético de Madrid goleia Sparta Praga fora de casa na Champions
Futebol Internacional

Atlético de Madrid goleia Sparta Praga fora de casa na Champions

Náutico oficializa contratação do lateral Igor Fernandes
Futebol

Náutico oficializa contratação do lateral Igor Fernandes

Newsletter