Logo Folha de Pernambuco

Seleção

Brasil está numa etapa de 'preparação específica' para a Copa, diz Tite

Seleção é o líder das Eliminatórias, com 31 pontos em onze partidas

Treinador Tite, da Seleção BrasileiraTreinador Tite, da Seleção Brasileira - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Brasil já se sente classificado para a Copa do Mundo de 2022 e por isso vai encarar o jogo de quinta-feira contra a Colômbia como uma "preparação específica" para o Mundial no Catar, declarou nesta quarta-feira o técnco da seleção, Tite. 

"Para mim, estamos classificados, com a pontuação que temos, para a Copa do Mundo. E diferentemente do outro estágio, agora parte para o estágio de preparação específica para jogos de Copa do Mundo, onde vamos enfrentar por exemplo uma Colômbia, numas quartas, numas oitavas de final. É fato, como aconteceu” na Copa de 2014, garantiu o treinador em entrevista coletiva em São Paulo. 

“Trabalharmos nesse objetivo real, a grandeza do jogo. E para mim vai estar na Copa, e nós estarmos e trabalharmos em cima dessa evolução”, acrescentou. 

Líder invicto das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa com 31 pontos em onze jogos, o Brasil vai garantir matematicamente a classificação na quinta-feira se vencer os colombianos em São Paulo ou caso empate e o Uruguai seja derrotado pela Argentina na sexta-feira, Montevidéu. 

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Os colombianos, que estão na quarta posição com 16 unidades, foram os responsáveis por encerrar a série nove vitórias consecutivas da equipe brasileira no torneio classificatório para o Mundial no Catar, no empate por 0 a 0 há um mês em Barranquilla.

“A Colômbia evoluiu. Depois do (ex-treinador Francisco) Maturana, começou com uma geração muito forte e atletas com uma ideia de futebol de qualidade, enfrentamento de qualidade técnica”, destacou Tite. 

O treinador garantiu que ainda não pensa no clássico contra a aseleção argentina, na próxima terça-feira, em San Juan, e destacou o talento de jovens promissores como Vinicius Jr, que vem fazendo uma temporada de destaque no Real Madrid. 

“Me parece que ele passou um tempo de adaptação no Real bastante grande, e que foi dando aos poucos a ele essa maturidade que ele possa desenvolver e chegar no estágio que está”, disse. 

Tite também falou sobre o convite feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao atual técnico do Barcelona, Xavi, para ser seu auxiliar e assumir o comando da seleção depois do Catar, conforme revelou o ex-jogador na segunda-feira ao assumir o cargo no Barça. 

"Eles falaram comigo" para ser meu assistente, disse Tite. “Disse que sim, porque ele poderia trazer, como auxiliar, toda a bagagem que adquiriu em campo, além de sua experiência internacional”, acrescentou, embora tenha dito não conhecer a proposta para Xavi ser substituto no futuro

DAZN 

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante da basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Veja também

Newsletter