Brasil será sede da Copa América de basquete em cadeira de rodas; confira os participantes
Torneio em julho vale vaga para o Mundial, marcado para novembro
A Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF, sigla em inglês) confirmou nesta quarta-feira (23) que o Brasil sediará a Copa América da modalidade, entre os dias 9 e 19 de julho. Os jogos da competição serão realizados no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
"Estamos muito felizes pela chance de receber esse importante torneio. O Brasil sediou a Copa América em 2002 e estamos prontos para receber a família do basquete em cadeira de rodas do continente novamente em São Paulo", celebrou o presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC), Mario Belo, ao site da IWBF.
O torneio reunirá oito seleções - tanto no masculino, como no feminino - e será classificatório para o Campeonato Mundial de Dubai, de 16 a 27 de novembro. As quatro melhores equipes entre os homens e as três entre as mulheres terão vaga na competição em solo asiático.
Leia também
• Família faz vaquinha para comprar cadeira de rodas a criança com toxoplasmose e paralisia cerebral
• Recife será uma das sedes da AmeriCup 2022 masculina de basquete
• Brasil disputa Copa do Mundo por equipes de tênis em cadeira de rodas
A edição anterior da Copa América foi disputada em Cali (Colômbia), em 2017. A seleção feminina conquistou a medalha de bronze, enquanto a masculina ficou na quarta posição. Ambas se classificaram para o Mundial do ano seguinte, em Hamburgo (Alemanha).
"Os últimos três anos foram difíceis, com chances limitadas das equipes competirem, então todos estão animados por finalmente termos um país-sede e uma data confirmada", destacou o presidente da IWBF nas Américas, Steve Bach, também ao site da entidade.
Confira os participantes:
Masculino: Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela, México, Porto Rico, Canadá e Estados Unidos.
Feminino: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Guatemala, México, Canadá e Estados Unidos.