Logo Folha de Pernambuco

Vôlei

Brasil vence Catar e encerra fase de grupos com invencibilidade no Mundial de Vôlei Masculino

Seleção de Renan Dal Zotto era favorita do Grupo B; adversário não venceu na competição

Cachopa e Flávio, maior pontuador brasileiro na partidaCachopa e Flávio, maior pontuador brasileiro na partida - Foto: Divulgação/CBV

A Seleção Brasileira derrotou o Catar por 3x0 na manhã desta terça-feira (30) pelo Mundial de Vôlei Masculino da Polônia/Eslovênia. Já classificado para as oitavas de final, o resultado garante ao Brasil a liderança do Grupo B e a manutenção da invencibilidade na competição.

A equipe comandada pelo técnico Renan Dal Zotto chegou ao confronto como favorita, encarando o adversário menos ameaçador que encontrou na primeira fase. Na lanterna do grupo, que também conta com Cuba e Japão, o Catar não conseguiu vencer nenhuma partida no torneio e já estava desclassificado, mas não deixou de se aproveitar dos erros brasileiros em quadra para fazer pressão e tentar voltar para casa com ao menos uma vitória.

A partida começou com domínio verde-amarelo, abrindo vantagem logo no início e mantendo a regularidade sem deixar brechas para uma reação catari. Com desempenho destaque do ataque, o primeiro set encerrou com uma pontuação de 25x13. O segundo tempo, no entanto, ficou marcado por dificuldade para os brasileiros.

Apesar do início vantajoso, chegando a contar com um placar de 14x9, os erros da seleção foram bem aproveitados pelo Catar, que engatou uma sequência de cinco pontos e conseguiu um empate, mantendo a competitividade até a reta final. Reagindo a um erro adversário, os brasileiros conseguiram conquistar os pontos finais, fechando o set por 25x23.

A recuperação do Brasil no terceiro set e a falta de reação dos cataris passou a impressão de que a disputa se encerraria rapidamente com a vantagem brasileira, mas novamente a equipe de Renan perdeu a superioridade devido a falhas, aproveitadas pelo adversário para voltar ao jogo e brigar pelo empate até os pontos finais. No 23x23, o Brasil passou sufoco, mas conseguiu abrir os dois pontos de diferença para a vitória, encerrando o set por 26x24.

O destaque ofensivo da partida foi o catari Oughlaf Youssef, que fez 11 pontos. Do lado brasileiro, a estrela foi o central Flávio, principal bloqueador da seleção, que marcou dez pontos contra o Catar. Leal e Lucarelli pontuaram nove vezes, enquanto Wallace e Lucão pontuaram seis.

O resultado mantém o Brasil, classificado desde a rodada passada, na liderança do Grupo B, com 8 pontos e 100% de aproveitamento, favorecendo para uma boa classificação geral. A vice-liderança e vaga restante da chave para a próxima fase da competição será disputada por Cuba e Japão ainda nesta terça-feira (30). O adversário da Seleção Brasileira nas oitavas de final será decidido através do ranking dos classificados ao final da primeira fase.

Veja também

Newsletter