Pré-Olímpico

Brasil vence Equador e se classifica de forma antecipada ao quadrangular final do Pré-Olímpico

Atuação brasileira não foi das melhores, mas equipe de Ramon Menezes conseguiu derrotar os equatorianos de virada, nesta segunda-feira (29)

Andrey e John Kennedy abraçam Pirani, autor do gol da vitória brasileiraAndrey e John Kennedy abraçam Pirani, autor do gol da vitória brasileira - Foto: Joilson Marconne/CBF

A atuação, mais uma vez, esteve longe de ser das melhores, mas o Brasil segue com 100% de aproveitamento no Pré-Olímpico. Na tarde desta segunda-feira (29), a Seleção derrotou o Equador, por 2x1, no Brigido Iniarte, em Caracas, e garantiu classificação de forma antecipada ao quadrangular final do torneio. Com o placar, a equipe de Ramon Menezes chegou aos nove pontos e não pode ser mais ultrapassada no Grupo A. Vice-líderes, os equatorianos estacionaram nos sete pontos, mas já fizeram os quatro jogos. Na quinta-feira (1), o Brasil fecha a fase de grupos contra a dona da casa, Venezuela, às 20h. 

Diante do forte calor em Caracas, o Brasil até foi superior ao Equador durante a primeira etapa, mas esteve longe de criar grandes chances para abrir o placar. Com ou sem a bola, a Seleção pouco agrediu os equatorianos. A oportunidade mais clara de gol aconteceu com Endrick, aos 19 minutos. Após cruzamento de Alexsander, o atacante do Palmeiras cabeceou à esquerda da meta defendida por Villa. Abusando dos lançamentos, o Equador sequer colocou Mycael para trabalhar. 

Na volta do intervalo, Ramon Menezes lançou Gabriel Pec na vaga de Maurício, deixando o Brasil ainda mais ofensivo em campo. A modificação até que surtiu efeito. A equipe verde-amarela passou a frequentar ainda mais o campo defensivo adversário. Contudo, não contava com um golpe de sorte do Equador.

Na melhor chegada equatoriana, Patrik Mercado finalizou de fora da área. A bola desviou em Arthur Chaves e enganou Mycael, morrendo no fundo das redes, aos 13 minutos. Foi o primeiro tento sofrido pelo Brasil na competição.

A resposta brasileira, entretanto, foi rápida. Seis minutos mais tarde, em sua última jogada antes de dar vaga a Marquinhos, Endrick recebeu a bola na área, protegeu do zagueiro e chutou cruzado. Por trás da marcação, Marlon Gomes apareceu de surpresa para deixar tudo igual.  

O empate animou ainda mais o time brasileiro. Primeiro, Pec deu bom passe para John Kennedy, que chutou para fora. Em seguida, recém-acionado no jogo, Gabriel Pirani virou o placar. O camisa 7 recebeu de Khellven e precisou tentar duas vezes até, de canhota, vencer o goleiro e deixar o Brasil em vantagem.

Pré-Olímpico

O Pré-Olímpico de futebol é disputado com dois grupos de cinco equipes. Os dois melhores de cada chave formam um novo quadrangular. Todos os classificados se enfrentam em turno único e definem as duas vagas para os Jogos Olímpicos de Paris.

 

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter