JOGOS OLÍMPICOS

Brasil e Estados Unidos disputam medalha de ouro no futebol feminino em Paris; confira escalações

Grande decisão acontece neste sábado (10), às 12h (horário de Brasília)

Seleção Brasileira disputa final olímpica contra Estados UnidosSeleção Brasileira disputa final olímpica contra Estados Unidos - Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A final do futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Paris reserva um embate entre duas rivais históricas. Brasil e Estados Unidos disputarão o lugar mais alto do pódio neste sábado (10), às 12h (horário de Brasília), no Parque dos Príncipes. 

A decisão do ouro opõe as duas maiores finalistas da história dos Jogos Olímpicos. Esta é a terceira final olímpica do Brasil, que busca conquistar o título inédito. Enquanto as norte-americanas, tetracampeãs, almejam ampliar a hegemonia.

O encontro entre os dois países será marcado pela sede de revanche. Rivais de longa data, Brasil e Estados Unidos já disputaram duas finais de Olimpíada, em Atenas-2004 e Pequim-2008. Nas duas ocasiões, as brasileiras bateram na trave e faturaram a medalha de prata. 

Cresceu na hora certa 

A seleção brasileira não teve vida fácil em Paris. Depois de vencer o primeiro jogo contra a Nigéria por 1x0, o Brasil amargou duas derrotas contra Japão e Espanha e por pouco não ficou de fora das quartas de final.

Curiosamente, foi a vitória dos Estados Unidos diante da Austrália que classificou o Brasil para as quartas de final, em terceiro lugar. 

Nas quartas de final, a seleção brasileira surpreendeu ao vencer por 1x0 e eliminar as anfitriãs, contrariando as expectativas que apontavam o favoritismo francês. 

A surpresa foi ainda maior nas semifinais, contra a Espanha. Após perder por 2x0 para as espanholas na fase de grupos, o Brasil foi protagonista do jogo e venceu com autoridade por 4x2, anulando as adversárias e conquistando a classificação para a final após 16 anos. 

Um dos destaques da seleção brasileira, a meio-campista Duda Sampaio destacou a importância de conquistar o ouro inédito para inspirar as futuras gerações do Brasil. 

“Vai ser muito importante. Não é só para nós, é para o Brasil e para as futuras gerações. Vai ter uma Copa no Brasil e, se a gente volta com o ouro, a responsabilidade é muito grande. A gente precisa olhar com felicidade, começar a conquistar coisas. A seleção é muito forte, e a gente precisa mostrar isso”, pontuou a jogadora. 

Para o confronto decisivo diante da poderosa equipe norte-americana, o Brasil poderá contar com a goleira Lorena, destaque nas fases eliminatórias, e a atacante Gabi Portilho, que marcou dois gols nos Jogos, incluindo um contra a França, que classificou a seleção para a semifinal, e outro na vitória contra a Espanha. 

“A última dança”

No atual elenco, a rainha Marta é a única jogadora remanescente das conquistas das medalhas olímpicas. A maior jogadora de todos os tempos participou de seis edições dos Jogos e é o grande destaque para a final.

Marta já anunciou que Paris 2024 será sua última participação em Olimpíadas. Sendo assim, o confronto contra as estadunidenses pode ser sua "last dance". 

Suspensa na fase de grupos contra a Espanha, a camisa 10 desfalcou o Brasil nas quartas e na semifinal. Contra os Estados Unidos, Marta ficará à disposição do técnico Arthur Elias. No entanto, a titularidade ainda não foi confirmada. 

Onde assistir a final entre Brasil x Estados Unidos no futebol feminino?

O confronto entre Brasil x Estados Unidos na final do futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Paris terá transmissão ao vivo da  TV Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada) e CazéTV (streaming). 

Confira as prováveis escalações: 

Brasil: Lorena; Tarciane, Thaís e Lauren; Angelina, Yaya, Kerolin; Yasmim, Adriana, Jhenifer e Gabi Portilho. Técnico: Arthur Elias.

Estados Unidos: Alyssa Naeher; Emily, Naomi, Tierna e Trinity Rodman; Lindsey Horan, Samantha Coffey e Crystal Dunn; Mallory Pugh, Sophia Smith e Rose Lavelle. Técnica: Emma Hayes.

Ficha de jogo

Data: 10 de agosto, sábado
Horário: 12h (de Brasília)
Local: Parque dos Príncipes, Paris
Onde assistir: TV Globo, SporTV e CazéTV

Veja também

Ex-árbitro admite não ter expulsado Messi em semifinal da Copa América em troca de camisa do jogador
COPA AMÉRICA

Ex-árbitro admite não ter expulsado Messi em semifinal da Copa América em troca de camisa do jogador

Manchester City pode ser expulso de todas as competições em julgamento de Fair Play, diz jornal
futebol

Manchester City pode ser expulso de todas as competições em julgamento de Fair Play, diz jornal

Newsletter