Brasil enfrenta Gana em penúltimo amistoso antes da Copa do Mundo
Tite confirmou que vai deslocar Militão para a lateral direita, enquanto vai manter quarteto ofensivo formado por Neymar, Vinícius Júnior, Richarlison e Raphinha
O clima de Copa do Mundo começa a ficar mais forte. Faltando menos de dois meses para o início da maior competição de seleções, o Brasil está em fase final de preparação.Por isso, os amistosos são vistos como oportunidades para ajustar problemas, intensificar os pontos fortes e definir quem serão os atletas que estarão na lista de convocados que buscará o hexa no Catar. O penúltimo desafio antes do Mundial é hoje, contra Gana, às 15h30 (horário de Brasília), em Le Havre, na França. Depois, a Seleção enfrenta a Tunísia, na próxima terça, no Stade de France.
A parte dos ajustes citada anteriormente recai, principalmente, na busca pela resolução envolvendo a lateral direita. Diante de Gana, o zagueiro Eder Militão jogará no setor. Improvisação? Não para o técnico Tite, que gosta de salientar o fato de o defensor do Real Madrid/ESP ter iniciado a carreira justamente pelos lados de campo. O treinador, inclusive, não descarta convocar o atleta justamente para esse setor, abrindo mais uma vaga na zaga. Para os amistosos, o único lateral-direito de origem chamado foi Danilo, da Juventus/ITA. Daniel Alves, do Pumas/MEX, também está na luta por um lugar na Copa.
Sobre as virtudes, o foco de Tite é manter o Brasil forte ofensivamente. A equipe jogará com Neymar mais recuado, na armação, tendo na frente o trio formado por Vinícius Júnior, Raphinha e Richarlison. Paquetá jogará mais próximo de Casemiro, no meio.
Vagas em aberto
O jogo também servirá para testar algumas peças que não têm vaga garantida no Mundial. Como, por exemplo, o lateral-esquerdo Alex Telles, titular por conta da lesão de Alex Sandro. O jogador do Sevilla/ESP tenta pegar uma das vagas no setor, que também tem Renan Lodi, do Nottingham Forest/ING.
Leia também
• Tite comemora bom momento de Neymar a dois meses da Copa do Mundo
• Tite não descarta convocar Militão como lateral para a Copa do Mundo
Na lista, ainda há indefinições para ver quem será o quarto zagueiro, além de uma peça para atuar no meio e mais um nome no ataque.. Na primeira, estão nomes como Gabriel Magalhães (Arsenal/ING), Lucas Veríssimo (Benfica/POR), Bremer (Juventus/ITA) e Ibañez (Roma/ITA). No meio, Everton Ribeiro, do Flamengo, e Philippe Coutinho, do Aston Villa/ING, disputam espaço.
Ataque observado
Na frente, Pedro, também do Flamengo, Gabriel Jesus, do Arsenal, Roberto Firmino, do Liverpool/ING e Matheus Cunha, do Atlético de Madrid/ESP brigam por uma ou duas vagas, a depender de como Tite utilizará o benefício de convocar 26 jogadores.
Ficha técnica
Brasil
Alison, Éder Militão, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Telles; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Vinícius Júnior, Raphinha e Richarlison. Técnico: Tite
Gana
Jojo Wollacott; Denis Odoi, Gideon Mensah, Daniel Amartey e Alexander Djiku; Thomas Partey, Fatawu Issahaku e Jordan Ayew; Mohammed Kudus, Iddrisu Baba e Felix Afena-Gyan. Técnico: Otto Addo
Local: Estádio Océane (Le Havre/FRA)
Horário: 15h30
Árbitro: Mikäel Lesage (FRA).
Transmissão: Globo