Brasileira surfa onda que pode ter sido a maior de uma mulher no Havaí; veja vídeo
Imagens serão avaliadas e podem render indicação à premiação das maiores ondas da temporada
A brasileira Michaela Fregonese surfou, no último domingo, uma onda que já vem sendo apontada como a maior encarada por uma mulher no Havaí. O feito foi alcançado em Jaws (mandíbula, em inglês), como é conhecido o local da ilha onde costumam ser registradas as maiores ondas do ano com mais frequência do que em qualquer outro ponto do planeta.
"Foram dias muito loucos, mas eu sabia que eu poderia fazer história nesse dia e acho que fiz, olha o tamanho dessa bomba!", escreveu a surfista em sua conta no Instagram.
"Bomba" é o termo usado no surfe para se referir a ondas muito grandes e que estouram com força. A surfada por Michaela no domingo foi retratada como a maior de um dia que o mar chegou a 70 pés (cerca de 21 metros).
Leia também
• "Boxing Day": maratona de fim de ano da Premier League terá 16 times em campo; veja programação
• Sem muitas novidades, Sport inicia pré-temporada nesta quinta (26)
• Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi; veja anúncio
A validação das ondas não é imediata. A performance da surfista é filmada e fotografada. É com base nesse material que será determinado o tamanho real. A estatura de quem está sobre a prancha é usada como referência pelos validadores.
As maiores ondas da temporada são celebradas no Big Wave Award, premiação da Liga Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês). A paranaense de 43 anos, especialista nas chamadas big riders, já é figura conhecida do evento. Ela foi indicada por uma bomba surfada também em Jaws em 2019.