Logo Folha de Pernambuco

snowboard

Brasileiro conquista primeira medalha do país em Olimpíadas de Inverno

Zion Bethonico, de 17 anos, alcançou medalha de bronze no snowboard cross

Zion Bethonico no pódio em GangwonZion Bethonico no pódio em Gangwon - Foto: Comitê Olímpico Internacional

Nas primeiras horas deste sábado (20), o jovem catarinense Zion Bethonico, de 17 anos, entrou para a história como o primeiro brasileiro a garantir uma medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno. O feito foi alcançado com a conquista do bronze no snowboard cross durante os Jogos Olímpicos da Juventude de Gangwon 2024, na Coreia do Sul.

A jornada de Zion foi marcada por reviravoltas, começando com uma posição discreta, em terceiro lugar, na primeira bateria e virando com uma sequência de vitórias nas provas seguintes. O atleta brilhou ao vencer as quatro últimas provas, somando 18 dos 20 pontos em disputa.

Na semifinal, Zion esteve à beira de ser mandando à Final B, mas uma manobra no último salto garantiu a vaga na final, onde superou Boden Gerry e conquistou o terceiro lugar.

De irmão para irmão
A participação de Zion em Gangwon carrega uma nota de familiaridade, pois a vaga para os Jogos foi originalmente conquistada pelo irmão mais velho, Noah Bethonico. Entretanto, devido ao limite de idade atingido por Noah, Zion herdou a oportunidade. Após a conquista, Zion dedicou a medalha ao irmão.

Veja também

Newsletter