Logo Folha de Pernambuco

Basquete

Jogadora de basquete americana Brittney Griner considerada culpada de tráfico de cannabis

Ela foi acusada de drogas e contrabando após autoridades encontrarem óleo de haxixe, um derivado de maconha, dentro da bagagem dela no aeroporto de Moscou

A jogadora de basquete estadunidense Brittney GrinerA jogadora de basquete estadunidense Brittney Griner - Foto: Reprodução / Instagram

A jogadora de basquete americana Brittney Griner, detida na Rússia desde fevereiro, foi considerada culpada nesta quinta-feira (4) por tráfico de drogas por um tribunal após sua prisão na posse de vapor líquido à base de cannabis ao chegar em Moscou. 

"O tribunal considerou a ré culpada" de posse ilegal e tráfico de "uma quantidade significativa" de droga, disse a juíza Anna Sotnikova, segundo um jornalista da AFP presente no tribunal de Khimki, perto de Moscou. A jogadora de 31 anos admitiu portar a substância por descuido, mas negou qualquer tipo de tráfico de drogas.

A Procuradoria da Rússia apresentou nesta quinta-feira(4) um pedido de 9 anos e meio de prisão contra a jogadora de basquete dos Estados Unidos Brittney Griner, detida desde fevereiro. Ela é acusada de drogas e contrabando após autoridades encontrarem óleo de haxixe, um derivado de maconha, dentro da bagagem dela no aeroporto de Moscou. A acusação também solicitou que a pena da atleta deve incluir multa de um milhão de rublos, R$ 87,5 mil na cotação atual.

Griner atua pelo Phoenix Mercury, da Associação Nacional de Basquetebol Feminino (WNBA), mas durante a intertemporada, joga no UMMC Ekaterinburg, da Rússia. A situação da jogadora motivou protestos nos Estados Unidos, especialmente em Phoenix, onde o consumo recreativo de maconha é regulamentando desde meados de 2020. O governo americano propôs entregar o traficante de armas russo Viktor Bout para que a Rússia liberte a jogadora de basquete e o ex-fuzileiro naval Paul Whelan, outro americano no país.

A maconha é ilegal na Rússia para fins medicinais e recreativos. Griner se declarou culpada, mas disse no tribunal que não pretendia contrabandear a substância para a Rússia.

O caso da Griner também se tornou uma questão diplomática. Fontes do governo americano afirmram que houve uma proposta de entregar o traficante de armas russo Viktor Bout para que a Rússia liberte a jogadora de basquete e o ex-fuzileiro naval Paul Whelan, outro americano no país. Tim Kaine, senador do estado americano de Virginia, acusou o presidente russo Vladimir Putin de usar a jogadora como "moeda de troca" em meio a crise entre Moscou e Washington, agravada pela guerra na Ucrânia. No final de junho, o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, reiterou que Griner estava "detida injustamente e deixamos isso claro como uma determinação oficial do governo dos EUA".

Veja também

Balotelli destaca características defensivas em chegada ao Santa Cruz
Futebol

Balotelli destaca características defensivas em chegada ao Santa Cruz

Seleção termina ano mergulhada em um mar de dúvidas
Futebol

Seleção termina ano mergulhada em um mar de dúvidas

Newsletter