Cada vez maiores, com brilho e até pedaços de bola: os segredos dos anéis dos campeões da NBA
O empresário Jason Arasheben é a mente por trás das joias; ele também produz anéis para vencedores de outros esportes e também para artistas
Leia também
• Mavericks X Celtics: Dallas conquistam vitória e evitam varrida nas Finais da NBA
• Celtics vence Mavericks e fica a uma vitória do título da NBA; confira os melhores momentos
• Jerry West, lenda que inspirou logo da NBA, morre aos 86 anos
Enquanto para os fãs da NBA a preocupação é somente se o Boston Celtics, que está a uma vitória do título, irá deixar o troféu escapar para o Dallas Mavericks, o joalheiro Jason Arasheben se prepara tal qual um estudante universitário pré-provas.
Famoso também pelos clientes famosos que atende, como o rapper Drake, ele está investigando a história dos times, as conexões com suas cidades, e quaisquer outros fatos interessantes que possam ser colocados num anel extravagantemente adornado com joias. O joalheiro também está vasculhando sua agenda, à procura de alguém que facilite um encontro seu com os proprietários das franquias vencedoras.
Basta começar a ligar os pontos observa Arasheben, presidente-executivo da joalheria Jason of Beverly Hills. Bilionários conversam com outros bilionários.
Nos últimos anos, o empresário se estabeleceu como um joalheiro de referência para equipes vencedoras de títulos, conquistando um segmento de mercado há muito dominado por outra empresa, a Jostens, ao criar anéis dinâmicos, que incluem faces reversíveis e compartimentos destacáveis.
Eric Tosi, diretor do Vegas Golden Knights, atual campeão do campeonato de hóquei (NHL), conta que o empresário "reinventou o significado" dos anéis do vencedor:
Todo time que ganhar um título, não importa o esporte, ganhará um anel. Mas como você pode se destacar? Como você pode fazer algo que nunca foi feito antes? Ele fez isso.
O joalheiro se vale tanto o boca a boca, quanto à divulgação para conquistar novos clientes, o que fez com que sua reputação crescesse rapidamente. Nos últimos cinco anos, ele projetou anéis para nove equipes profissionais, incluindo também os atuais campeões da NBA e MLB (baseball). A lista é composta pelos anéis do Lakers (2020), do Denver Nuggets (2023) e do Golden State Warriors, contemplado quatro vezes.
Jason, que começou a fabricar e a vender joias na Universidade da Califórnia, criou seus primeiros anéis esportivos quando o Lakers conquistou títulos consecutivos da NBA, em 2009 e 2010. Um conhecido o apresentou a Jesse Buss, filho de Jerry Buss, então dono do time.
Hoje com mais de 100 funcionários e competindo com joalherias como a Tiffany Jason lembra que começou com seis funcionários e infraestrutura escassa: ele e sua equipe chegavam a passar a noite na fábrica, em sacos de dormir.
Pouco antes de o Milwaukee Bucks vencer as finais da NBA em 2021, um amigo em comum conectou Jason a Alex Lasry, cujo pai, Marc, fazia parte do grupo de proprietários da franquia. Mas foi a abordagem do joalheiro que convenceu a equipe a selecioná-lo entre três outras opções.
O que o separou foi que ele assumiu a responsabilidade, no nível do CEO, de querer fazer isso lembra o presidente da equipe, Peter Feigin.
Junto com os executivos da equipe, os jogadores do Bucks, Giannis Antetokounmpo e Khris Middleton, ajudaram no processo criativo. O irmão de Antetokounmpo, Kostas, tinha vencido as finais da NBA com o Lakers na temporada anterior, e Feigin relata que Giannis queria um anel maior do que o de seu irmão. Jason então sugeriu fazer um topo removível, que pudesse se transformar em pingente.
Os atletas são naturalmente competitivos, mas os proprietários também são competitivos analisa Jason of Beverly Hills. Eles querem superar cada anel anterior, então os anéis ficam maiores a cada ano. Não tenho certeza de quanto maiores eles podem ficar, caso contrário, serão placas.
Na manhã seguinte à vitória do Los Angeles Rams no Super Bowl em 2022, Tony Pastoors, vice-presidente de futebol e administração de empresas do time, tinha um e-mail de Arasheben o esperando em sua caixa de entrada. "Eu sou de LA. Seu time é de LA. Isso só faz sentido", lembra Jason sobre o que disse em sua proposta:
Eu provavelmente estava esgotando as baterias de Tony com quantas vezes liguei e mandei e-mails para ele.
Pastoors já o conhecia: Jason havia projetado o anel do Super Bowl para o Tampa Bay Buccaneers no ano anterior, e tinha os craques do Rams, Jalen Ramsey e Odell Beckham Jr., como clientes pessoais.
Quando Jason e Pastoors se encontraram para uma refeição, o joalheiro levou os anéis dos Buccaneers e o mais recente dos Lakers, surpreendendo a todos, incluindo os garçons do restaurante.
Foi um momento muito "uau". Como sempre acontece com Jason, ele encontrou uma maneira de trazer um pouco de brilho conta Pastoors, que lembra de ligações de Jason pedindo pedaços da grama artificial e das bolas usadas durante o Super Bowl: lascas dos materiais foram colocadas no anel.