Logo Folha de Pernambuco

ESPORTES

Campeão do Australian Open, Sinner tem curiosa torcida de "cenouras"; conheça os Carota Boys

Grupo de amigos italianos ganhou fama no circuito com apoio irreverente ao compatriota

Os Carota Boys, torcida de Jannik Sinner Os Carota Boys, torcida de Jannik Sinner  - Foto: Instagram/Carota Boys

Em meio às discretas e silenciosas (como pede o jogo) torcidas da elite do tênis mundial, um pontinho laranja ou, na verdade, seis deles, costumam chamar atenção. No Australian Open, não foi diferente: um grupo de torcedores vestidos de cenoura torcia por Jannik Sinner, italiano que se sagrou campeão do torneio no domingo, com vitória sobre o russo Daniil Medvedev. Eram os Carota Boys.

O grupo de amigos italianos, entusiastas e praticantes de tênis, vêm conquistando fama pelo circuito mundial, sempre acompanhando o compatriota de 22 anos, hoje número 4 do mundo. Na Austrália, completaram o "grand slam": já estiveram nas arquibancadas do quatro grande torneios da modalidade.

Em entrevista à revista Vogue em dezembro, o grupo contou como a ideia começou. Fãs de Sinner e amigos de infância da pequena cidade de Revello, no norte da Itália, Alessandro Dedominici, Alberto Mondino, Enrico Ponsi, Francesco Gaboardi, Gianluca Bertorello e Lorenzo Ferrato resolveram se vestir de cenouras após ver Sinner comendo uma cenoura durante uma pausa de partida. Nasceu aí o conceito e o nome do grupo: carota é cenoura em italiano.

— Foi ideia de Francesco (a fantasia). Semanas antes do Masters 1000 de Roma, Francesco mandou a ideia da fantasia em nosso grupo no Whatsapp. Alguns não estavam tão convencidos a usar — disse Alessandro à Vogue.

— Dá para saber por que. É ridículo — completou Lorenzo.
 

A brincadeira evoluiu e hoje o grupo é tietado a todo momento por torcedores. Nas redes sociais, vendem seus próprios produtos. Têm mais de 100 mil seguidores no Instagram.

O sucesso é tão grande que marcas e os próprios torneios têm se movimentado para levá-los às arquibancadas: a fabricante de café Lavazza pagou a estadia do grupo em Roland Garros, enquanto o próprio Australian Open custeou viagem e hospedagem para os Carota Boys. Os movimentos são importantes para o grupo, que diz não ganhar dinheiro com as aparições e se manter com empregos independentes do tênis.

Quanto a Sinner, a torcida é bem vista. "Eles são mais famosos do que eu", brincou o tenista no ATP Finals. Ainda na entrevista à Vogue, os Carota Boys revelaram ter um grupo de Whatsapp com o ídolo.

— Nos encontramos com ele algumas vezes. A primeira vez foi em Nova York, tiramos uma foto. Mas agora nos falamos frequentemente, temos um grupo juntos — diz Alessandro.

— Claro que durante os torneios ele fica realmente focado, então só mandamos algumas palavras de incentivo — completa Lorenzo.

Veja também

STF forma maioria para manter prisão de Robinho
justiça

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Newsletter