Logo Folha de Pernambuco

Campeonato Pernambucano

Campeonato Pernambucano começa no dia 28 de fevereiro, diz Evandro Carvalho

De acordo com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, a data limite para o encerramento do Campeonato Estadual é o dia 3 de maio

Evandro Carvalho, presidente da FPFEvandro Carvalho, presidente da FPF - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A edição 2021 do Campeonato Pernambucano teve a data de início definida. De acordo com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, a primeira rodada do Estadual acontecerá no dia 28 de fevereiro, um domingo. A data escolhida coincide com o final de semana de estreia da fase de grupos da Copa do Nordeste, que terá início no dia 27, um dia antes do início do estadual. 

O início do estadual aconteceria quatro dias após a última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, que será disputada no dia 24 de fevereiro. Entre os clubes que disputam o Pernambucano, somente o Sport, que enfrenta o Athletico (PR), joga a primeira divisão do campeonato nacional. 

De acordo com Evandro Carvalho, a data limite para o encerramento do Campeonato Estadual é o dia 3 de maio. Para que isso ocorra, é possível que sejam feitas mudanças no modelo da competição. 

No entanto, o presidente da FPF ressaltou que é competência dos clubes deliberar sobre alterações na fórmula do campeonato. “Os clubes decidem. A FPF não vota, nem tem poder de veto. O que a Federação faz é produzir relatórios técnicos. Nós mostramos as datas disponíveis, os impactos, repercussões financeiras e os possíveis conflitos de datas com a Copa do Nordeste”, afirmou Evandro, que também adiantou que os clubes já têm sugestões relacionadas à elaboração do regulamento. 

 

“Amanhã (7), apresentaremos aos clubes esse relatório e eles deliberam sobre qual modelo deve ser implantado”, completou. 

Evandro também confirmou que choques de datas entre o Estadual e a competição regional são inevitáveis, o que deve implicar em rodadas assíncronas. “Como existe uma obrigação legal de ceder as doze datas à Copa do Nordeste, isso é uma imposição legal que irá até 2022, temos que nos submeter. Temos que ter muito jogo de cintura para alterar o calendário quando um clube nosso tiver jogando o regional”, disse o presidente da Federação.

Veja também

Newsletter