Futebol

Canadá derrota Jamaica e se classifica para Copa do Mundo após 36 anos

A última participação dos canadenses aconteceu em 1986

Tajon Buchanan, de 23 anos, comemorando a vitória do CanadáTajon Buchanan, de 23 anos, comemorando a vitória do Canadá - Foto: Geoff Robins / AFP

O Canadá goleou a Jamaica por 4 a 0 neste domingo (27) e é a primeira seleção da Concacaf a se classificar para o Mundial do Catar-2022, sua primeira participação em uma Copa do Mundo em 36 anos. 

Um empate contra a já eliminada Jamaica na penúltima rodada das eliminatórias da Concacaf era o suficiente para a seleção canadense garantir a presença na segunda Copa do Mundo de sua história, depois da edição do México-1986. 

"Estou sem palavras. É um sonho realizado. Sonhamos com isso desde pequenos e, como canadenses, era impossível. E hoje o impossível aconteceu", comemorou o atacante Jonathan Osorio (Toronto FC), de pais colombianos.

Cerca de 30.000 espectadores comemoraram a vitória do Canadá no gélido BMO Field em Toronto, Ontario, com gols de Cyle Larin aos 13 minutos, Tajon Buchanan aos 44, Junior Hoilett aos 82 e o um gol contra de Adrian Mariappa aos 88.

O Canadá, que soma 28 pontos em 13 rodadas, garante assim uma das três posições de acesso direto à Copa do Mundo oferecidos pelo octogonal da Concacaf, no qual foi a grande revelação desde o início. 

A seleção canadense rapidamente assumiu o comando do grupo liderada por seu jovem destaque, o explosivo Alphonso Davies, e não deixou a liderança apesar da ausência nas últimas partidas do jogador do Bayern de Munique devido a uma miocardite. 

De longe, o atacante de 21 anos acompanhou o jogo ao vivo nas redes sociais e acabou no chão chorando de emoção após a vitória. 

"É a nossa hora de ir à Copa do Mundo. Temos a oportunidade de escrever nossa história. Vamos fazer valer a pena", disse Davies em um vídeo curto divulgado depois pela federação canadense.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter