Canadá perde para Bélgica, mas surpreende em sua primeira partida em Copa do Mundo desde 1986
Apesar de fazer jogo equilibrado, norte-americanos ficaram sonhando com primeiro gol em Mundial
Em partida surpreendentemente equilibrada, a Bélgica venceu o Canadá por 1 x 0 em estreia na Copa do Mundo do Catar nesta quarta-feira (23). Apesar de ficar sem os pontos e largar em desvantagem no Grupo F, os canadenses mostraram que não devem ser subestimados e ainda podem surpreender.
O Canadá surpreendeu positivamente no primeiro tempo. A equipe norte-americana ditou o ritmo de jogo durante os 45 minutos iniciais. A intensidade na movimentação e no avanço somado à equipe integrada foi o bastante para deixar a Bélgica sem jeito, apostando em “bombas” na interceptação para conseguir respirar.
Foi nessa pressão que o goleiro Courtois, mais uma vez, honrou as luvas que veste, pegando pênalti aos 10 minutos de jogo e evitando que os canadenses saíssem na frente e ganhassem ainda mais confiança.
Apesar de infiltrar com frequência a área belga e surpreender nas quatro linhas, com destaque para Alphonso Davies, o Canadá nunca chegou a superar a defesa adversária, desperdiçando suas finalizações, e essa foi a salvação da Bélgica até o cansaço bater nos canadenses.
Leia também
• Fifa impede Bélgica de usar camisa com a palavra "Love"
• Bélgica tropeça em 2 a 1 diante do Egito em amistoso pré-Copa
• Rei da Bélgica assume por um dia papel de 'técnico' dos 'Diabos Vermelhos' em vídeo; veja
Com a intensidade e ritmo de jogo reduzido, Batshuayi abriu o placar para a Bélgica aos 44 minutos do primeiro tempo, e a seleção europeia começou a segurar as rédeas da situação.
A disputa voltou diferente para o segundo tempo. Os canadenses já não conseguiam mais manter a mesma explosão de intensidade com a regularidade da etapa anterior, o que abriu caminho para o nível técnico superior dos belgas, já com a vantagem, mas que ainda assim não jogaram o esperado.
Aproveitando a sentida falta de Lukaku, referência ofensiva da seleção belga, afastado dos primeiros compromissos no Catar por lesão na coxa, a seleção norte-americana conseguiu conter os avanços dos europeus e segurar o 1 x 0, mas se mostrando competitiva e mantendo para depois o sonho de marcar seu primeiro gol em uma Copa do Mundo.