CBF anuncia saída de Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem
Entidade revelou entendimento mútuo entre as partes, em razão da "necessidade de uma mudança" na arbitragem do país
Leia também
• Comando da CBF se incomoda com arbitragem, e Gaciba fica pressionado
• Hélio dos Anjos dispara contra Gaciba: "Estrela e prepotente"
• Leonardo Gaciba será o novo chefe de arbitragem da CBF
A Confederação Brasileira de Futebol anunciou, na manhã desta sexta-feira (12), a saída de Leonardo Gaciba da presidência da Comissão de Arbitragem. De acordo com a entidade, houve entendimento mútuo entre as partes, que visam maximizar os acertos e minimizar os erros da arbitragem no país.
No cargo desde abril de 2019, Gaciba foi árbitro do quadro da Fifa entre 2005 e 2009. Substituto do Coronel Marcos Marinho, que ocupou a presidência por cerca de três anos, vinha sendo pressionado pelo comando da cúpula pelos constantes equívocos nas decisões de árbitros.
A saída é consumada após o crescimento da pressão exercida também pelos clubes da Série A. Confira a nota oficial da CBF.
A Confederação Brasileira de Futebol informa que, nesta data, deu início a um processo de reformulação na estrutura da arbitragem brasileira, que começa com a substituição do comando de sua Comissão de Arbitragem.
O Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues Gomes, conversou com o Presidente da Comissão de Arbitragem, Leonardo Gaciba, nesta sexta-feira (12) e o entendimento mútuo foi pela necessidade de uma mudança, com a implementação de novos procedimentos visando maximizar os acertos e minimizar os erros de todos os envolvidos.
A CBF agradece a Leonardo Gaciba pelo empenho e pela forma altiva e incansável com que exerceu a Presidência da Comissão de Arbitragem da CBF.
Assumirá a função interinamente, até a conclusão das competições da temporada 2021, o atual Vice-Presidente da Comissão de Arbitragem, Alício Pena Júnior, a quem o Presidente Ednaldo Rodrigues parabeniza, desejando sucesso no cargo e colocando a estrutura da entidade à inteira disposição da Comissão de Arbitragem para o constante aperfeiçoamento e desenvolvimento da arbitragem nacional.