CBF confirma uso do VAR nas séries B, C e D do Brasileiro
Somando as três competições, 230 partidas contarão com o uso da tecnologia ainda em 2021
Depois de três temporadas sendo utilizado na Série A do Campeonato Brasileiro, o árbitro de vídeo passará a ser usado nas divisões inferiores do futebol nacional. Nesta quinta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que os clubes das séries B, C e D irão usufruir da tecnologia ainda em 2021. A entidade que comanda o futebol nacional vai arcar com os custos.
Na Série B, a ferramenta será utilizada a partir do segundo turno. Ou seja, todas as 190 partidas terão o VAR disponível. Já nas séries C e D, o uso da tecnologia vai abranger as fases finais de cada competição, totalizando 26 e 14 jogos, respectivamente.
Entre os clubes que vão poder contar com a novidade, quatro são pernambucanos. Líder da Série B, o Náutico é o único que tem a certeza que terá o auxílio do VAR. Já Santa Cruz, Retrô e Central precisam se classificar em suas respectivas divisões para desfrutar da ferramenta.
Em contato com a reportagem, o presidente alvirrubro, Edno Melo, comemorou a chegada do VAR nas três divisões inferiores do futebol brasileiro. "Foi um pedido dos clubes e eles atenderam. Vejo com bons olhos, qualquer tecnologia que venha para diminuir os erros de arbitragem é importante. Sabemos como a arbitragem tem cometido erros graves aqui no Brasil. Com o VAR, nós só temos a ganhar", contou o mandatário.
Agora, segundo a CBF, a novidade nas divisões inferiores será referendada pelos clubes em Conselho Técnico. A Comissão Nacional de Arbitragem da entidade já está com a programação em andamento, com a contratação da empresa responsável pela tecnologia. Até o final da temporada, 651 jogos terão sido realizados com o auxílio do VAR no Brasil.