Logo Folha de Pernambuco

Futebol

CBF divulga áudios do VAR na final do Nordestão e duelo entre Sport e Guarani

Em nota, o Leão da Ilha categorizou as avaliações realizadas como "rasas"

Sport e Fortaleza decidiram a final da Copa do Nordeste em 2022Sport e Fortaleza decidiram a final da Copa do Nordeste em 2022 - Foto: Lucas Emanuel/CBF

A CBF divulgou, na noite da última terça-feira (19 arquivos de vídeo contendo as análises do VAR na final da Copa do Nordeste e no duelo do Sport contra o Guarani, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro na Série B

A publicação dos arquivos foi feita após uma reunião entre o presidente do Leão da Ilha, Yuri Romão, o vice, Augusto Carreras, e o executivo de futebol Jorge Andrade com a Comissão de Arbitragem da CBF, na tarde da última terça-feira (19). O encontro aconteceu no Rio de Janeiro e contou com a presença de Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF).  

No primeiro lance, contra o Leão do Pici na decisão do Nordestão, o atacante Parraguez se choca na  grande área com o defensor Marcelo Benevenuto. Na ocasião, o  árbitro de vídeo Wagner Reway fez a seguinte análise: “O Azul (jogador do Fortaleza) dá um carrinho e o vermelho (jogador do Sport) se joga contra ele. Pode seguir”

Já contra o Guarani, segunda ocorrência destacada pelo clube pernambucano, o atacante acabou caindo na pequena área após um contato com o goleiro Maurício Kozlinski, aos 10 minutos do segundo tempo. Em campo, o árbitro Alisson Sidnei Furtado Imediatamente fala “Foi nada, se jogou”, após análise, Eduardo Tomaz de Aquino, responsável pelo VAR, concorda com o julgamento do companheiro. 

Para conferir a análise do lance contra o Fortaleza, basta clicar neste link. Para ver a jogada no duelo contra o Guarani, basta clicar neste link. Outras análises das partidas estão disponíveis no site oficial da CBF.

Após a divulgação, o Sport divulgou uma nota, por meio de suas redes sociais, repudiando o ocorrido. Confira na íntegra. 

“Diante dos áudios divulgados, o Clube lamenta e externa seu descontentamento sobre a análise rasa feita pelos profissionais da cabine de VAR, que sequer chamaram o árbitro em campo para analisar as imagens em ambos os lances.

Inclusive, é de se estranhar a rapidez da análise feita na penalidade no jogo contra o Fortaleza, em um lance extremamente crucial cometido em plena final de uma das principais competições regionais do País, sem mostrar os outros ângulos de forma detalhada e sem o retorno dado pelo árbitro em campo".

Veja também

Newsletter