Logo Folha de Pernambuco

Seleção Brasileira

CBF monta 'bolha' para atletas da seleção vindos da Inglaterra

Com aval do Governo Federal, intenção da entidade que comanda o futebol brasileiro é evitar a disseminação de novas variantes da Covid-19

Richarlison é um dos atletas da seleção que atuam no futebol inglêsRicharlison é um dos atletas da seleção que atuam no futebol inglês - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Não foi por acaso que Alisson, Douglas Luiz, Richarlison e Roberto Firmino foram os primeiros convocados à seleção brasileira a chegar na Granja Comary. A presença quase imediata na concentração, em Teresópolis (RJ), se dá por um acerto entre CBF e Ministério da Saúde para cumprir a portaria 653 do Governo Federal, que estipula restrições a quem chega ao Brasil vindo da Inglaterra.

A ideia é evitar a disseminação de novas variantes do coronavírus. Os jogadores de Liverpool, Aston Villa e Everton não puderam visitar as cidades de origem e, assim que desembarcaram em solo brasileiro, já ficaram sob responsabilidade da CBF, no que se propõe a ser uma "bolha".

Não que os atletas tenham que ficar isolados de todo a delegação ou presos nos quartos, mas a CBF precisa enviar relatórios ao Ministério da Saúde pelos próximos 14 dias. Em vez de cumprir quarentena em casa ou em um hotel, os jogadores passam o período exigido de isolamento no ambiente da seleção, apesar de as viagens para os jogos contra Equador, no próximo dia 4, em Porto Alegre, e Paraguai, em 8 de junho, em Assunção.

"Todos eles estão em um sistema fechado. A gente envia todos os dias o inquérito epidemiológico ao governo. Tem um monitoramento especial. A documentação vai para o Ministério da Saúde. Há um canal que eles mandaram para nós", explica Jorge Pagura, presidente da comissão médica da CBF.

O inquérito epidemiológico é um questionário no qual os médicos indicam se os jogadores desenvolveram sintomas da Covid-19. Ao desembarcarem no Brasil, os convocados da Inglaterra já trouxeram um resultado negativo para a doença, constatado em um teste PCR. E ainda fizeram outro.

Esse modus operandi todo foi a condição definida junto ao Ministério da Saúde, após a CBF fazer uma solicitação especial para os jogos das Eliminatórias para a Copa do Qatar.

"Ninguém teve férias. Eles não foram a lugar algum. Eles estão mais controlados do que se estivessem fora da seleção", completou Pagura.

A parcela de jogadores do futebol inglês na seleção tem mais representantes. O volante Fred, do Manchester United, chega à Granja nesta sexta-feira (28). Como Manchester City e Chelsea fazem a final da Liga dos Campeões no sábado (29), Thiago Silva e Ederson são esperados na segunda-feira (31); Gabriel Jesus, na terça (1º).

Outra questão que diz respeito à saúde da delegação da seleção envolve a vacina. A CBF ainda não conseguiu autorização para receber a importação dos lotes doados pela Sinovac Biotech à Conmebol. Por conta disso, a hipótese mais provável no momento é que a seleção seja vacinada no exterior.

DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Veja também

Newsletter