CBF reconhece erro em pênalti não marcado para Grêmio contra Corinthians e divulga diálogo do VAR
O árbitro de vídeo Emerson de Almeida Ferreira (MG) não chamou para revisão por considerar que o atacante corinthiano estava "recolhendo o braço"
O empate emocionante em 4 a 4 entre Corinthians e Grêmio, disputado na última segunda-feira (18), na NeoQuímica Arena, terminou com muita polêmica. Nos minutos finais, os gremistas ficaram reclamando de um toque na mão do atacante Yuri Alberto. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) considerou um erro do quadro de arbitragem e divulgou o diálogo entre o VAR e o árbitro Wilton Pereira Sampaio (Fifa). Confira:
VAR: "O jogador mesmo com essa posição, acho que está natural para a disputa da bola."
— (@DoentesPFutebol) September 19, 2023
AVAR2: "Não acha que tá muito aberto não, Emerson?"
Eis o áudio do VAR, que não deu pênalti para o Grêmio contra o Corinthians.
pic.twitter.com/4coK1HkOPQ
Wilton Pereira Sampaio é um árbitro do quadro Fifa e esteve presente na última Copa do Mundo, disputada no Catar. O VAR principal da partida era Emerson de Almeida Ferreira.
O vídeo divulgado pela CBF conta com a análise de Péricles Bassols, gerente técnico do VAR.
"Aos 49 minutos da segunda etapa, o atleta número 9 da equipe de branco e preto, em ação de bloqueio, com o braço em posição antinatural e aumentando seu espaço corporal, intercepta um cruzamento à área. O bloqueio da bola com o braço nesta ação caracteriza a infração de pênalti, portanto uma penalidade deveria ser marcada no campo de jogo. E quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão para tal ação".
Leia também
• Árbitro do VAR de jogo em que Vini Jr foi expulso e sofreu racismo é demitido
• CBF divulga áudio do VAR em lance de possível pênalti para o Náutico: "Claramente fora da área"
• Ausente em fases anteriores, Sport x ABC terá a presença do VAR pela semifinal da Copa do Nordeste
O VAR analisou a jogada por diversos ângulos que mostram a bola no braço de Yuri Alberto. No diálogo, Emerson de Almeida (MG) não chama para revisão por considerar que o atacante corinthiano estava "recolhendo o braço". Michel Patrick Costa Guimaraes (MG), assistente 2 do VAR, tentou ponderar o lance questionando se o braço não estava muito aberto. No entanto, a decisão de manter a escolha do campo foi mantida.
"O jogador mesmo estando nessa posição, acho que ele está natural para essa disputa de bola, para defesa, não está com a intenção de bloquear. Para mim ele não está com a intenção de bloquear, ele está com a intenção de disputar a bola. É diferente de bloqueio. Ele está recolhendo o braço. Ele não está indo com o braço na direção da bola. Ele está recolhendo. Wilton, lance checado, ok. Pode jogar, o jogador está recolhendo o braço, está em posição de disputa e a bola vai na direção do seu braço", disse Emerson.
O Grêmio volta a campo nesta quinta-feira (21) contra o Palmeiras. Já o Corinthians tem duelo um dia depois contra o Botafogo, líder da competição.