Champions League: Uefa explica funcionamento do sorteio automatizado e define data
A maior competição entre clubes do mundo vai estrear um novo forma a partir da temporada 24/25
O sorteio das fases da Champions League, da Liga Europa e da Liga Conferência, nos dias 29 e 30 de agosto, em Mônaco, será praticamente todo automatizado, anunciou a Uefa nesta quarta-feira (14).
Esta automatização acompanha o novo formato destas competições.
Leia também
• Premier League lançará página para explicar decisões do árbitro em tempo real
• Real Madrid de Mbappé é colocado à prova na Supercopa da Uefa contra a Atalanta
• UEFA anuncia novo formato para a Liga dos Campeões a partir da edição 2024/25; confira as mudanças
Em cada uma delas, 36 equipes farão parte de uma mesma liga, com o objetivo de alcançar as oito primeiras posições que classificam diretamente para as oitavas de final.
As outras oito vagas serão definidas em confrontos de repescagem.
Cada equipe enfrentará oito clubes: dois de cada pote, disputando um deles como mandante e outro como visitante.
Somente a Liga Conferência será diferente, com seis jogos contra seis equipes entre os seis grupos existentes (três em casa e três fora).
A complexidade de um sorteio deste tipo, além de sua longa duração se fosse realizado manualmente, como nas edições procedentes em que as equipes eram separadas em grupos de quarto, levaram a Uefa a contratar duas empresas para automatizar o processo.
Sorteio automatizado
AE Live, especialista em dados esportivos e com experiência em sorteios automatizados há vários anos e em várias modalidades diferentes, fornecerá o software que fará o sorteio ao vivo para o clube que tiver sido selecionado manualmente.
Cada uma das 36 equipes, começando pelas do pote 1 e indo até o pote 4 (ou pote 6 no caso da Liga Conferência) será sorteada manualmente, e seus adversários aparecerão de forma imediata.
O software terá que seguir dois importantes critérios: um clube não pode enfrentar um adversário de seu país ou mais de duas equipes do mesmo campeonato.
Por exemplo, o Real Madrid não poderá jogar contra o Barcelona nem contra três equipes do Campeonato Inglês.
As decisões do computador serão imediatamente controladas por outros sistemas independentes. O processo será verificado e supervisionado pela empresa de auditorias EY.
No total, espera-se que o sorteio dure 35 minutos, mais ou menos o tempo das edições anteriores.
Sem a automatização, seria necessário sortear cerca de mil bolas em 36 potes diferentes, com uma duração estimada de três horas.
O calendário dos jogos desta fase das competições será disponibilizado no dia 31 de agosto.