Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Chelsea cede empate ao Zenit no fim e perde liderança na Champions para Juventus

Ingleses ficaram no 3x3 com o Zenit, pela rodada final da fase de grupos da Liga dos Campeões

Lance de Zenit x ChelseaLance de Zenit x Chelsea - Foto: Olga MALTSEVA / AFP

O Chelsea empatou em 3x3 com o Zenit de São Petersburgo e perdeu o primeiro lugar no Grupo H da Liga dos Campeões para a Juventus nesta quarta-feira pela última rodada da chave. Os jogadores comandados por Thomas Tuchel precisavam obter o mesmo resultado que a Juve para terminar em primeiro. Timo Werner (que marcou aos 2 e 85 minutos) e Romelu Lukaku (aos 62) acreditaram que dariam a vitória ao seu time mas os russos empataram nos últimos segundos graças a Magomed Ozdoev. E enquanto isso os italianos venceram o Malmö (1-0). 

Tuchel um time titular bastante diferente do que foi derrotado por 3 a 2 pelo West Ham no último fim de semana. Mas, como no campeonato inglês, a defesa até então menos vazada da Liga dos Campeões (um gol sofrido antes do pontapé inicial nesta quarta-feira) mostrou fragilidades.

Apesar do gol de Werner logo no início, foram os russos, que antes da partida já haviam garantido terminar em terceiro lugar e disputar a Liga Europa, que então ficaram em vantagem.  E assim como o West Ham, o Zenith abalou o Chelsea em três ocasiões, primeiro ao empatar por meio de Claudinho (38). Quatro minutos depois, Sardar Azmoun, após uma assistência de Malcom, deu a vantagem ao time da casa. 

Os londrinos acreditaram por um tempo terem em recuperado a liderança do grupo H graças aos gols de Werner e Lukaku, mas Ozdoev garantiu o empate (94) e mudou a cara da chave.

A Juventus conquistou a liderança com a vitória por 1 a 0 sobre o Malmö graças a um gol de Moise Kean, mas os 'bianconeri' só comemoraram no fim, ao saberem do gol de empate do Zenit.  Desta forma, apesar da derrota por 4 a 0 em Londres para os 'Blues', a 'Vecchia Signora' pode esperar um adversário teoricamente menos difícil nas oitavas de final.

Diante do lanterna do grupo H, o técnico Massimiliano Allegri fez várias mudanças, com o belga Koni De Winter (19 anos) na defesa, o brasileiro Arthur (segunda partida da temporada) no meio de campo e o próprio Kean no ataque.  Moise Kean marcou seu primeiro gol na Liga dos Campeões com a camisa da Juve de cabeça após um cruzamento de Federico Bernardeschi (18). 

Com esses resultados, a Juventus terminou em primeiro do Grupo H, com 15 pontos, dois a mais que o Chelsea.

Veja também

Newsletter