Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Manchester United e Chelsea vencem no retorno ao Campeonato Inglês

Jogando em casa, os 'Blues' abriram o placar no minuto 16 com o alemão Kai Havertz, aproveitando cruzamento de Raheem Sterling

Thiago Silva, zagueiro do ChelseaThiago Silva, zagueiro do Chelsea - Foto: Ian Kington/AFP

Na primeira rodada da Premier League após a Copa do Mundo do Catar, Manchester United (5º) e Chelsea (8º) venceram sem grandes dificuldades Nottingham Forest (19º) por 3x0 e Bournemouth (14º) por 2x0, respectivamente, resultados que colocam os dois gigantes no caminho da próxima Liga dos Campeões. 

Em Old Trafford, no primeiro jogo após a agitada pausa para a realização do Mundial, em que se confirmou a saída abrupta de Cristiano Ronaldo do clube, os jogadores comandados por Erik ten Hag não deram margem para suspense.

Marcus Rashford (19) e o francês Anthony Martial (22) colocaram os donos da casa na frente logo no início da partida e o brasileiro Fred garantiu a vitória após receber um passe do compatriota Casemiro (87). 

Com este triunfo, o United chega aos 29 pontos, apenas um atrás do Tottenham, quarto colocado e que fecha a zona da Liga dos Campeões.  O United, com um jogo a menos que os 'Spurs' e um calendário teoricamente menos difícil (Wolverhampton, Bournemouth e Everton nas próximas três rodadas) tem a chance de dar um passo importante rumo à concretização do grande objetivo da temporada: o regresso à Liga dos Campeões na próxima edição.

Mais cedo, o Chelsea dominou a partida contra o Bournemouth e os locais tiveram a maioria das chances de gol, aproveitando as duas primeiras para matar o jogo, com gols do alemão Kai Havertz (16), finalizando cruzamento de Raheem Sterling, e de Mason Mount, aproveitando passe do atacante alemão (24).

Apesar dos desfalques do francês N'Golo Kanté, ainda se recuperando de lesão, do croata Mateo Kovacic e do marroquino Hakim Ziyech, que estavam no Mundial do Catar, o time do técnico Graham Potter dominou a partida e criou a maioria das chances de gol.

O Chelsea não deu trégua e poderia ter goleado se tivesse aproveitado as oportunidades claras de Mount e Sterling (ambas nos acréscimos antes do intervalo) e de Denis Zakaria (53), Havertz (60), Jorginho (64) e Kalidou Koulibaly (73) no segundo tempo.

Já o Bournemouth pouco criou além de um chute de Ryan Christie que o goleiro Kepa Arrizabalaga defendeu sem dificuldades (79) e uma cabeçada de Dominic Solanke nos minutos finais para fora.

A vitória significa para os 'Blues' uma recuperação depois de uma série de maus resultados nas semanas prévias à Copa do Mundo. A equipe ocupa a oitava posição na tabela da Premier League com 24 pontos, seis atrás do Tottenham (4º), último da zona da zona de classificação para a Champions.

A 17ª rodada será encerrada nesta quarta-feira com a visita ao Leeds do atual campeão Manchester City, que precisa da vitória para recuperar o segundo lugar do campeonato, agora ocupado pelo Newcastle, mas acima de tudo para não deixar escapar o Arsenal, que com a vitória por 3 a 1 na segunda-feira sobre o West Ham se consolidou na liderança com 40 pontos (em 45 possíveis), oito a mais que os 'Citizens'.

 

Veja também

Newsletter