Chile e China se classificam e completam torneio olímpico feminino de futebol
Dentre as doze seleções, a Alemanha - atual campeã olímpica - não se classificou e, portanto, não poderá defender o título em Tóquio.
O Chile conquistou nesta terça-feira uma classificação histórica para o torneio de futebol feminino dos Jogos de Tóquio-2020, assim como a China, completando as 12 seleções que participarão do evento olímpico de 21 de julho a 6 de agosto.
As chilenas empataram em 0 a 0 com a seleção de Camarões no jogo de volta dos playoffs e fizeram valer a vitória da ida de 2 a 1.
Um novo marco para esta geração da 'Roja' feminina que pela primeira vez consegue a classificação para os Jogos Olímpicos, após sua estreia há dois anos em uma Copa do Mundo, na França-2019.
Leia também
• Cidade japonesa cancela passagem da tocha olímpica e aumenta incerteza sobre os Jogos
• Bicampeã olímpica, Thaisa se aposenta da seleção feminina de vôlei
• Seou oficializa intenção de sediar os Jogos Olímpicos de 2032 junto com Pyongyang
"O que essas jogadoras fizeram nunca será apagado", disse o técnico chileno José Letelier no final da partida.
"Estamos felizes por termos alcançado esta classificação. Estávamos muito confiantes e animadas de que iríamos alcançá-la. Foi um jogo muito difícil", disse a goleira do Paris Saint-Germain e capitã do Chile, Christiane Endler, no gramado após a partida.
Nesta terça-feira foram distribuídas as duas últimas vagas para o torneio olímpico. A outra seleção a se classificar foi a China, depois de empatar em casa com a Coreia do Sul (2-2, após a prorrogação), na partida de volta do duelo da zona asiática disputada em Suzhou.
Na ida, as chinesas venceram por 2 a 1 como visitantes, mas no jogo de volta foi a Coreia do Sul que venceu pelo mesmo resultado nos 90 minutos regulamentares e forçou a prorrogação.
A equipe local obteve a classificação no tempo extra graças a um gol de Wang Shuang, ex-atacante do PSG.
"Trabalhamos muito no ano passado e merecemos este resultado", disse o técnico chinês Jia Xiuqan. "Com o nosso espírito de equipe, tudo é possível", acrescentou.
Brasil, o outro latino-americano
Neste jogo de volta, as chinesas contaram com o apoio de 13 mil espectadores.
O duelo estava inicialmente agendado para março de 2020, mas foi adiado três vezes devido à pandemia de covid-19, que também fez com que os Jogos de Tóquio fossem adiados em um ano.
As sul-coreanas nunca se classificaram para os Jogos Olímpicos desde que o futebol feminino foi introduzido no país asiático em 1996.
A China, por sua vez, ficou com a medalha de prata na primeira edição, perdendo a final em Atlanta-1996 para os Estados Unidos.
Com a classificação de Chile e China, já são conhecidas as doze seleções que participarão dos Jogos de Tóquio: Austrália, Brasil, Canadá, Grã-Bretanha, Zâmbia, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Suécia e Estados Unidos, além das chilenas e chinesas.
A Alemanha, atual campeã olímpica, não se classificou e, portanto, não poderá defender o título em Tóquio.