Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Cinco mil nos estádios a partir de setembro: meta da FPF para volta de torcida no Estado

Federação diz que vai montar matriz de operação para apresentar ao Governo como funcionará o modelo de retorno de público aos jogos de futebol

AflitosAflitos - Foto: Caio Falcão/CNC/Divulgação

Após a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, confirmar a liberação da presença de público nas atividades esportivas do estado, com exceção do futebol profissional, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, demonstrou otimismo quanto a uma permissão futura para o retorno dos torcedores aos estádios. A meta é que os espectadores voltem aos palcos futebolísticos em setembro, com capacidade inicial de até cinco mil pessoas. 

"Desde o ano passado, temos um convênio com uma empresa belga e outra francesa para criar o projeto de retorno de torcida aos estádios. É o mesmo que já foi utilizado na Europa e na NBA. Já apresentamos a ideia ao Governo e, até segunda, vamos montar a matriz de operação”, afirmou o presidente.

O objetivo, segundo Evandro, é que o estado já consiga receber jogos com torcida a partir de setembro. A capacidade dependerá do local em que será realizado o confronto. Além disso, apenas torcedores vacinados poderão entrar. Vale citar que Pernambuco não tem partidas com público desde março do ano passado, por conta da pandemia da Covid-19.

“Vamos criar um sistema que verificará se a pessoa já foi vacinada ou não. Essa fase operacional deve levar mais umas duas semanas. Por isso, o futebol não foi incluído nesta etapa inicial. Quando tudo estiver pronto, a ideia é criar uma volta gradual dos torcedores. Nos estádios como Aflitos, Arruda e Ilha do Retiro, poderíamos colocar cinco mil pessoas. Na Arena de Pernambuco, por ter mais vias de entrada ao local, poderiam ser 10 mil”, apontou.

 

Veja também

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano
Futebol

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália
Tênis

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália

Newsletter