Cinco mil nos estádios a partir de setembro: meta da FPF para volta de torcida no Estado
Federação diz que vai montar matriz de operação para apresentar ao Governo como funcionará o modelo de retorno de público aos jogos de futebol
Após a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, confirmar a liberação da presença de público nas atividades esportivas do estado, com exceção do futebol profissional, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, demonstrou otimismo quanto a uma permissão futura para o retorno dos torcedores aos estádios. A meta é que os espectadores voltem aos palcos futebolísticos em setembro, com capacidade inicial de até cinco mil pessoas.
"Desde o ano passado, temos um convênio com uma empresa belga e outra francesa para criar o projeto de retorno de torcida aos estádios. É o mesmo que já foi utilizado na Europa e na NBA. Já apresentamos a ideia ao Governo e, até segunda, vamos montar a matriz de operação”, afirmou o presidente.
O objetivo, segundo Evandro, é que o estado já consiga receber jogos com torcida a partir de setembro. A capacidade dependerá do local em que será realizado o confronto. Além disso, apenas torcedores vacinados poderão entrar. Vale citar que Pernambuco não tem partidas com público desde março do ano passado, por conta da pandemia da Covid-19.
“Vamos criar um sistema que verificará se a pessoa já foi vacinada ou não. Essa fase operacional deve levar mais umas duas semanas. Por isso, o futebol não foi incluído nesta etapa inicial. Quando tudo estiver pronto, a ideia é criar uma volta gradual dos torcedores. Nos estádios como Aflitos, Arruda e Ilha do Retiro, poderíamos colocar cinco mil pessoas. Na Arena de Pernambuco, por ter mais vias de entrada ao local, poderiam ser 10 mil”, apontou.