Logo Folha de Pernambuco

Futebol Internacional

Manchester City vence Brighton e assume liderança, Arsenal arranca empate contra o Chelsea

Com gols de Erling Haaland e Julián Álvarez, o City alcança o topo da tabela. Confira os resultados e jogos da nona rodada do campeonato inglês

 Erling Haaland marcou na vitória contra o Brighton Erling Haaland marcou na vitória contra o Brighton - Foto: Divulgação/Twitter/@ManCity

O Manchester City, que vinha de duas derrotas consecutivas na Premier League, corrigiu seu rumo neste sábado diante do Brighton (2-1) e assumiu a liderança provisória à frente do Arsenal, que empatou com o Chelsea (2-2) pela nona rodada do campeonato inglês.

A tensão continua na parte alta da tabela, com quatro times separados por um único ponto enquanto aguardam o que o Tottenham (4º) fará na segunda-feira, no encerramento da 9ª rodada.

O Manchester City, que entrou na pausa internacional depois de sofrer duas derrotas consecutivas no campeonato pela primeira vez desde 2018, reagiu com uma vitória sobre o Brighton (2-1).

A equipe de Pep Guardiola abriu o placar no primeiro tempo graças ao quarto gol da temporada do argentino Julián Álvarez (7') e ao nono do norueguês Erling Haaland (19').

Os visitantes, que perderam Danny Welbeck devido a uma lesão no primeiro tempo, colocaram os donos da casa em apuros com um gol do espanhol Ansu Fati (73').

"Jogamos 50-60 minutos muito, muito bons e tivemos cada vez mais chances de gol. No final, defendemos com o coração", disse Guardiola à BBC após a partida.

Pochettino, "decepcionado" e "satisfeito" 

Irreconhecível no primeiro tempo e cometendo erros defensivos incomuns, o Arsenal conseguiu empatar após sofrer dois gols, jogando um balde de água fria em Stamford Bridge na última meia hora e salvando sua invencibilidade no campeonato.

"A maneira com a qual a equipe reagiu é fenomenal", disse o treinador do Arsenal, Mikel Arteta, enquanto Mauricio Pochettino, no banco do Chelsea, estava "decepcionado por perder dois pontos", mas "satisfeito porque fomos competitivos".

Os 'Blues' acreditavam que caminhavam para a terceira vitória consecutiva na Premier League com um pênalti convertido por Cole Palmer (15') e um sensacional chute por cobertura do ucraniano Mykhailo Mudryk de fora da área (48'), ajudados pela passividade de William Saliba, que havia colocado a mão na bola no lance que originou a penalidade.

Mas o goleiro espanhol Robert Sánchez cometeu um erro em uma bola afastada que Declan Rice aproveitou para diminuir (77'). Seis minutos depois de entrar em campo, Leandro Trossard empatou o jogo ao receber um cruzamento de Bukayo Saka na segunda trave (84').

Graças à reação final, os 'Gunners' continuam na segunda posição, com os mesmos pontos do City.

Em Anfield, o Liverpool, que disputou mais da metade do jogo em superioridade numérica, sofreu para vencer o Everton (16º) por 2 a 0, no clássico que abriu a nona rodada.

Os Reds tiveram amplo domínio neste que foi o 243º 'Merseyside derby', mas esbarraram na defesa dos 'Toffees', que jogaram a partir dos 37 minutos com dez jogadores devido à expulsão de Ashley Young, que recebeu o segundo cartão amarelo após uma falta cometida sobre o colombiano Luís Diaz.

O atacante deu muita dor de cabeça para os jogadores do Everton com seus avanços pela esquerda. Ele quase provocou um pênalti de Nathan Patterson (71'), antes de obter a penalidade um minuto depois, após um cruzamento em que a bola tocou a mão de Michael Keane.

Salah superou o goleiro Jordan Pickford, antes de marcar seu sétimo gol no campeonato em um contra-ataque, já nos acréscimos.

Os Reds perderam apenas um dos últimos 29 clássicos de Merseyside e permanecem invictos em Anfield diante da torcida contra o Everton desde 1999.

Já o Newcastle venceu o Crystal Palace por 4 a 0 e alcançou a 5ª posição provisória.

Homenagem a Charlton em Sheffield 

O Manchester United venceu o último colocado, o Sheffield United, por 2 a 1, uma nota positiva em um dia marcado pelo luto com a morte de uma lenda do clube, Bobby Charlton.

Em Bramall Lane, torcedores e jogadores prestaram homenagem ao campeão mundial de 1966 com um minuto de aplausos antes do início da partida.

Os 'Red Devils' sofreram diante da equipe recém-promovida, que tem apenas um ponto, mas conseguiram a vitória com um chute de longa distância do zagueiro português Diogo Dalot (77'), que garantiu a segunda vitória consecutiva do United no campeonato.

Nos demais jogos, o Brentford (14º) derrotou o Burnley (18º) por 3 a 0 e o Bournemouth (19º) também na zona de rebaixamento, perdeu por 2 a 1 para o Wolverhampton.

O Luton Town (17º), primeira equipe fora da zona de rebaixamento, conseguiu empatar em 2 a 2 no campo do Nottingham Forest, ao marcar o gol de empate aos 90+2, depois de os donos da casa terem aberto uma vantagem de 2 a 0.

Jogos da 9ª rodada do Campeonato Inglês (horário de Brasília):

Sábado:

Liverpool - Everton 2 - 0

AFC Bournemouth - Wolverhampton 1 - 2

Newcastle - Crystal Palace 4 - 0

Brentford - Burnley 3 - 0

Manchester City - Brighton 2 - 1

Nottingham - Luton Town 2 - 2

Chelsea - Arsenal 2 - 2

Sheffield United - Manchester United  1 - 2

Domingo:

(12h30) Aston Villa - West Ham

Segunda-feira:

(16h00) Tottenham - Fulham

Veja também

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano
Futebol

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália
Tênis

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália

Newsletter