Série B

Clássico dos Clássicos pode decretar fim da linha para objetivos de Sport ou Náutico na Série B

Enquanto Leão quer manter vivo sonho do acesso, Timbu segue acreditando na permanência

Clássico dos Clássicos acontece nesta quarta-feira (28)Clássico dos Clássicos acontece nesta quarta-feira (28) - Foto: Tiago Caldas/CNC

Nesta quarta-feira (28), Sport e Náutico se enfrentarão pela quarta e última vez em 2022. No entanto, não é exagero dizer que este será o clássico mais importante da temporada. O duelo, válido pela 32ª rodada da Série B, na Ilha do Retiro, pode significar o fim da linha para um dos rivais na busca pelos seus respectivos objetivos. Enquanto o Leão mantém vivo o sonho do acesso, o Timbu briga incansavelmente na luta contra a queda para a Terceirona. 

Faltando sete rodadas para o fim da Série B, o Sport tem 7,8% de chance de subir de divisão. Já o Náutico, tem 97% de probabilidade de cair para a Série C. Os dados são da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente com 43 pontos, o Rubro-negro ocupa a 8ª colocação e está cinco pontos atrás do Vasco, equipe que abre o G-4. Já o Alvirrubro, que tem 27 pontos, com a derrota para o Sampaio Corrêa, nos Aflitos, viu a distância para o primeiro time fora do Z-4 - Guarani - subir para oito pontos.

Até o momento, mais de 17 mil ingressos foram comercializados para o Clássico dos Clássicos deste meio de semana, em parcial divulgada pelo time da casa nesta segunda-feira (26). Apoio que será importante para o Sport tentar dar início à uma arrancada rumo ao acesso. Dos 21 pontos em jogo, o Leão teria que fazer 17 para atingir a margem segura, de 60 pontos, para chegar ao seu objetivo. Isso significa que o time da Ilha do Retiro precisaria vencer cinco e empatar dois compromissos até o final da competição. Situação palpável para o zagueiro Rafael Thyere. 

"Faltam sete rodadas, a gente tem que juntar forças do grupo junto com todos para fazer um grande jogo. Clássico o jogo é diferente, mas a gente sabe que podemos fazer uma grande partida lá e conseguir o resultado para quem sabe no final a gente conseguir o acesso", enfatizou.

No caso do clube da Rosa e Silva, o desempenho teria que ser parecido ao do rival para comemorar, em tese, uma permanência. De acordo com os principais sites estatísticos, 45 pontos é o número mágico para que uma equipe não caia de divisão. Assim, o Náutico precisaria de seis vitórias ou de um aproveitamento de 85,7% para livrar-se da queda. Para se ter uma ideia, o líder Cruzeiro, que já garantiu o acesso com sete rodadas de antecedência, conseguiu o feito com 73% dos pontos disputados até o momento. 

Para o volante Souza, vencer o Sport fora de casa pode significar a retomada de confiança que o grupo alvirrubro precisa para conseguir escapar da degola. "Será um jogo difícil, onde a gente precisa entrar focado. A gente não pode se abater num momento desses. O clássico está aberto. Se ganhar, vem a confiança para voltar firme de novo no campeonato e brigar para sair dessa situação", afirmou o volante Souza.

Veja também

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League
Liga dos Campeões

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League

Igor Cariús atinge a marca de 50 jogos pelo Sport e projeta novos objetivos
Sport

Igor Cariús atinge a marca de 50 jogos pelo Sport e projeta novos objetivos

Newsletter