Clássico europeu nas quartas da Copa do Mundo: Inglaterra x França
Vencedor do confronto enfrentará, nas semifinais, o ganhador de Portugal e Marrocos
Bellingham x Griezmann. Saka x Dembélé. Foden x Mbappé. Harry Kane x Giroud. Individualmente, o jogo entre Inglaterra e França, neste sábado, às 16h, no Al Bayt, pelas quartas de final da Copa do Mundo 2022, reúne disputas empolgantes. Coletivamente, não é diferente. Dois campeões mundiais, com ataques fortes, embalados por boas vitórias nas oitavas. Quis o destino que o encontro fosse já no segundo mata-mata do Catar. Uma final antecipada que vai mandar para casa um gigante europeu. Quem avançar, ganha sobrevida e muita moral para buscar a taça.
Leia também
• Classificação à semifinal 'estava em nossas mãos', diz Casemiro após derrota para a Croácia
• Nos pênaltis, Brasil perde para Croácia e dá adeus de forma precoce à Copa do Mundo
Brasil em campo
O brasileiro Wilton Pereira Sampaio será o árbitro do confronto, acompanhado dos auxiliares também do país: Bruno Boschilia e Bruno Pires. Será o quarto jogo do profissional no torneio. Wilton comandou as vitórias da Holanda diante de Senegal (etapa de grupos) e Estados Unidos (oitavas), além do triunfo da Polônia perante a Arábia Saudita, na primeira fase da Copa.
Após deixar a concentração da Inglaterra, antes do jogo contra Senegal, por conta de um assalto em sua residência, em Londres,o atacante Sterling retornou ao Catar e está à disposição do técnico Gareth Southgate para o jogo. A tendência, porém, é que fique no banco de reservas.
A maior preocupação dos ingleses é como parar o principal nome da França, Mbappé, artilheiro da Copa, com cinco gols. E já tem um atleta escolhido para a missão. “Se existe alguém capaz de parar Mbappé, esse é Kyle Walker. Já o enfrentou com o Manchester City contra o Paris Saint-Germain. Em velocidade pura, Walker é sem dúvidas o jogador mais rápido da Premier League. Defensivamente também é muito forte. É bom para nós termos ele. Minha única preocupação é concentrar os holofotes neste duelo Walker-Mbappé, quando ao lado tem (Olivier) Giroud, uma grande ameaça, (Antoine) Griezmann e os outros”, disse o ex-zagueiro inglês, John Terry.
Retrospecto no clássico europeu
França e Inglaterra já se encontraram outras duas vezes em Copas. Em 1966, ano em que o Mundial ocorreu em solo inglês e com conquista dos britânicos, vitória dos anfitriões por 2x0 na fase de grupos. O outro jogo foi em 1982, novamente com revés francês na primeira fase, por 3x1. O ganhador deste jogo pega o vencedor de Portugal e Marrocos.
Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua