Classificado, Portugal encara a Coreia do Sul, que precisa da vitória para ir às oitavas
Os coreanos não passam da fase de grupos desde 2010, quando caiu nas oitavas para o Uruguai
Portugal, que já está com a classificação às oitavas de final garantida, vai encarar, nesta sexta-feira (2), uma Coreia do Sul que precisa vencer se quiser passar de fase na Copa do Mundo do Catar.
Derrotados pelo placar de 3 a 2 por Gana no início da semana, os 'Tigres da Ásia' ocupam a terceira posição no Grupo H com apenas um ponto, empatados com o Uruguai.
Logo, somente uma vitória abriria caminho para a permanência dos sul-coreanos, que não poderão contar com o técnico Paulo Bento à beira de campo. O português foi suspenso após receber um cartão vermelho por reclamação na última partida.
"Será uma grande perda, mas nos fará melhores, vai nos unir mais", disse o seu assistente, Sergio Costa, aos jornalistas.
Costa, que será o encarregado de comandar a equipe sul-coreana, no entanto, não poderá se comunicar com Bento durante a partida.
A Coreia do Sul não passa da fase de grupos desde a edição de 2010, quando caiu nas oitavas para a 'Celeste', que está na mesma situação em sua chave.
Os uruguaios também precisam de uma vitória sobre Gana para passar de fase.
Leia também
• Confira os resultados dos jogos desta sexta-feira (2) na Copa do Mundo
• Classificado para as oitavas de final da Copa, Brasil pega Camarões nesta sexta (2)
• Bola da Copa carregando na tomada viraliza; entenda a tecnologia
Mas os 'Tigres' não terão vida fácil diante dos portugueses, para os quais basta um empate para avançar em primeiro lugar no grupo.
Caso as previsões se concretizem, o líder da chave evitaria um confronto com o Brasil, primeiro colocado do G, nas oitavas de final.
"Se tivéssemos que enfrentar o Brasil, seria uma partida incrível, mas não acho que o Brasil tenha vontade de nos ver nas oitavas de final, mas bem adiante", disse o técnico de Portugal, Fernando Santos.
'O objetivo principal é ganhar'
"O principal objetivo de todos na seleção é sempre ganhar todas as partidas. Garantimos a classificação às oitavas, mas falta o primeiro lugar. Não estamos preocupados com outros grupos, só pensamos em ser primeiros no nosso", disse o atacante português André Silva.
Com a vaga nas oitavas assegurada, Santos pode realizar algumas mudanças, principalmente levando em consideração as lesões e baixas de seu elenco.
Ruben Dias, Bruno Fernandes, João Félix e Ruben Neves já levaram um cartão amarelo cada e estão pendurados.
Portugal também segue em dúvida se o astro Cristiano Ronaldo estará em campo contra os sul-coreanos. O atacante, o primeiro jogador a marcar gols em cinco edições de Copa do Mundo, não treinou com o grupo na quarta-feira (30), restringindo-se a um "trabalho específico de recuperação".
O treinador português também não poderá contar com o lateral-esquerdo Nuno Mendes, que precisou ser substituído no jogo contra o Uruguai por uma lesão na coxa na última segunda-feira (28) e também não treinou nesta quarta, tampouco com o zagueiro Danilo Pereira, que fraturou três costelas durante um treino.
Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua