Clube Português/Uniaeso conquista Liga Nacional Feminina de Handebol
É a primeira vez que uma equipe fora do eixo Sul-Sudeste conquista a taça da competição
O Clube Português/Uniaeso se sagrou campeão da Liga Nacional do Handebol Feminino 2021, no sábado (20), após vencer o Corinthians/Guarulhos/Aciseg por 20x25, em São Bernardo do Campo. É a primeira vez que uma equipe fora do eixo Sul-Sudeste conquista a taça da competição.
Comandada por Cristiano Rocha — que é o técnico na Seleção Brasileira —, a equipe pernambucana já era considerada uma das favoritas da fase final da Liga, após ter conquistado, na última semana, o seu 11º título de campeão brasileiro adulto no Recife. Com isso, as recifenses levam os troféus de campeãs das duas principais competições do handebol brasileiro em um intervalo de oito dias.
O primeiro tempo da partida foi marcado pelo equilíbrio em quadra. O Português/Uniaeso começou melhor. Parecia estar mais à vontade em quadra, principalmente no sistema defensivo. Tanto que chegou a abrir quatro gols de diferença e segurou o adversário até os 15 minutos, quando o placar marcava 5x1.
Leia também
• França e Dinamarca vencem e vão reeditar final de 2016 no handebol masculino
• Com pernambucanos, seleções de handebol são convocadas
Aos 15 minutos, o Guarulhos destravou a defesa pernambucana e começou a marcar novamente. Aos 24 minutos, o time paulista empatou em 7x7, virando logo em seguida. A partir daí os gols foram sendo trocados até o final, quando o Português/Uniaeso virou novamente e fechou a primeira parte da partida à frente: 9x10.
No segundo tempo, as pernambucanas voltaram a abrir uma diferença de cinco gols, mas dessa vez tiveram paciência e se fecharam melhor na defesa, mantendo a diferença até o final.
Ao final do jogo, o técnico Cristiano Rocha comentou o resultado: “Estou muito orgulhoso dessas meninas pela luta delas, por todo trabalho. É um feito espetacular. É um capitulo escrito com muito trabalho. Para se conseguir chegar aqui é muito difícil. Depois de 20 anos de muito esforço, a gente olha para trás e vê que tudo valeu a pena. Acredito que esta é a vitória do handebol brasileiro, pois é um clube fora do eixo (Sul-Sudeste) que ganha o título. Foi perfeito”.
O destaque da partida foi a armadora esquerda Maria Grasielly, do Português/Uniaeso. Ela foi a principal arma do time campeão na segunda etapa, quando chamou a responsabilidade e foi responsável pelos principais arremessos lusos. No time do Guarulhos, a melhor em quadra foi Bruna Barbosa.