COB divulga diretrizes e protocolos para a prática esportiva
O Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário da Covid-19 está dividido em 15 volumes, detalhando a retomada gradual das atividades
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou nesta sexta-feira (12) o Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário da Covid-19. O documento foi elaborado seguindo as determinações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e observando exemplos e parâmetros bem sucedidos adotados por entidades esportivas internacionais até agora.
Elaborado por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, treinadores e consultores, o Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário da Covid-19 está dividido em 15 volumes. Seu conteúdo detalha de forma minuciosa a retomada gradual das atividades no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro.
Leia também
• 'Pandemia trouxe a redescoberta do SUS', diz presidente de conselho de secretários municipais
• Entidades cobram do governo federal transparência quanto a Covid-19
Administrado pelo COB desde 2008, o Centro de Treinamento Time Brasil recebe cerca de 200 atletas por mês. A previsão é que a volta dos atletas seja realizada em cinco fases diferentes, começando com um pequeno grupo, e aos poucos normalizada. Todos os atletas e demais profissionais que ingressarem no CT serão submetidos semanalmente aos mais rigorosos procedimentos de diagnósticos para verificar a resposta imune.
O Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário da Covid-19 apresenta ainda uma série de orientações comuns a todos os segmentos do esporte, normas de segurança, estudos médicos referentes aos impactos no ambiente esportivo, além de protocolos específicos para 40 modalidades olímpicas.
CPB
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lança, nesta última quinta-feira (11) um protocolo de retorno seguro às atividades esportivas dos atletas paralímpicos do Brasil.
O documento, que contou com a coordenação do médico-chefe do CPB, Hésojy Gley, e apoio das áreas técnicas, enfermagem e fisioterapia, pode ser acessado neste link.
As orientações poderão servir de modelo para retorno das atividades em espaços esportivos paralímpicos espalhados pelo Brasil, como os Centros de Referência Paralímpico (CRP), e demais estruturas ligadas direta ou indiretamente a atletas e praticantes de esportes paralímpicos, ou atividades físicas para pessoas com deficiência.
O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, permanece com as atividades, calendário de competições e treinamentos suspensos por tempo indeterminado.