Logo Folha de Pernambuco

Congresso

COB enaltece segunda edição do Congresso Olímpico Brasileiro

Evento reuniu diversos atletas, ex-atletas, gestores e apaixonados pelo esporte que debateram o futuro da área

Paulo Wanderley, presidente do COB, e Rogério Sampaio, diretor geral do COBPaulo Wanderley, presidente do COB, e Rogério Sampaio, diretor geral do COB - Foto: Saulo Cruz/COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) celebrou a segunda edição do Congresso Olímpico Brasileiro, realizado no último fim de semana, em Salvador. O evento, que reuniu atletas, ex-atletas, gestores e apaixonados pelo esporte, debateu os rumos do desporto nos próximos anos, por meio de uma série de atrações, entre palestras, exposições e premiações, reunindo mais de 600 participantes que compartilharam experiências e reflexões sobre o assunto.  

“Estou muito satisfeito. Nosso primeiro Congresso Olímpico Brasileiro foi em São Paulo, em 2019, e essa segunda edição certamente superou em termos de qualidade. Sob o ponto de vista do público, com todos os cuidados em termos de segurança, foi um sucesso, com ingressos esgotados. Os temas discutidos nas palestras foram extremamente relevantes e estimulantes. O Congresso marca uma virada de página e agora efetivamente estamos com a cabeça nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.”, afirmou Paulo Wanderley, presidente do COB.

Diversos temas ligados ao esporte foram debatidos, como o papel da mulher na área, prevenção de assédio e abuso, saúde mental, combate ao racismo e enfrentamento à manipulação de resultados. Nas exposições, destaque para as apresentações de breaking, modalidade adicionada no programa dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

O congresso ainda apresentou o "Prêmio Esporte Inovação", que celebra um projeto de gestão e inovação na área. O vencedor foi “Sistema Isports para Talentos Esportivos - Modalidade Judô”, de Caroline Godoy, Anderson Ara, Francisco Louzada Neto, Leandro Carlos Mazzei, Marcus Agostinho, e José Olívio Júnior. O trabalho foi premiado com R$ 15 mil e um dos autores foi convidado a acompanhar in loco os Jogos Olímpicos Paris 2024.

No Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro, três nomes foram homenageados, deixando as mãos eternizadas para a posteridade. Foram eles os ex-atletas Aurélio Miguel (judô), Fofão (vôlei) e Servílio de Oliveira (boxe).

“Todos os objetivos do Congresso Olímpico foram atingidos. Conseguimos reunir profissionais das mais diversas áreas do esporte e todos juntos, em um mesmo local, desenvolvemos conversas muito importantes. Já tenho na minha cabeça algumas ideias para colocar em prática nos próximos meses que nortearão o desenvolvimento do esporte olímpico a curto, médio e longo prazo”, frisou Rogério Sampaio, diretor-geral do COB.   

Veja também

Newsletter