Logo Folha de Pernambuco

Jogos Olímpicos

COI aprova críquete e outros quatro esportes para Jogos de Los Angeles 2028

Com as cinco novas modalidades, os Jogos de Los Angeles 2028 terão no total 35 esportes

Thomas Bach, Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI)Thomas Bach, Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) - Foto: INDRANIL MUKHERJEE/AFP

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou o programa dos Jogos de Los Angeles 2028 nesta segunda-feira (16), no qual entrarão cinco novos esportes, entre eles o críquete, principal inovação para atrair novo público.

Como proposto na última sexta-feira por sua comissão executiva, o COI, reunido em Mumbai, aprovou por ampla maioria a inclusão do críquete, do beisebol/softbol, do squash, do flag football (uma espécie de futebol americano sem contato) e do lacrosse (parecido com o hóquei sobre grama, mas com bastões com uma rede na ponta).

Esporte mais popular da Índia, que atualmente organiza a Copa do Mundo, e do Paquistão, o críquete volta aos Jogos mais de um século depois de uma breve aparição na edição de Paris 1900.

"O críquete tem mais de 2,5 milhões de seguidores no mundo e representa uma possibilidade extraordinária de atrair mais países e novas comunidades", disse o austríaco Karl Stoss, presidente da comissão do programa olímpico.

A Índia, o maior país que nunca sediou os Jogos Olímpicos, aproveitou a cerimônia de abertura da sessão do COI no sábado para apresentar sua candidatura para organizar a edição de 2036.

Com as cinco novas modalidades, os Jogos de Los Angeles 2028 terão no total 35 esportes, talvez 36, um recorde.

O COI também confirmou a permanência de dois esportes que estavam prestes a serem retirados, o pentatlo moderno e o levantamento de peso, e ainda não se decidiu sobre o boxe.

Veja também

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano
Futebol

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália
Tênis

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália

Newsletter