COI define que futebol masculino em Tóquio será sub-24
Para Tóquio-2020, a regra é ter nascido a partir de 1º de janeiro de 1997. Esse critério continua valendo para a Olimpíada disputada no ano que vem
O Comitê Olímpico Internacional (COI) fechou nesta quarta-feira (15) os critérios de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram adiados para o ano que vem. No futebol, em comum acordo com a Fifa, ficou definido que o torneio vai manter os critérios de elegibilidade que valeriam para 2020. Ou seja, que a competição masculina será para atletas de até 24 anos, com as usuais três exceções.
Por mais que seja comum descrever o torneio olímpico masculino como sendo "sub-23", na prática não é a idade do atleta que determina sua elegibilidade, mas sua data de nascimento. Para Tóquio-2020, a regra é ter nascido a partir de 1º de janeiro de 1997. Esse critério continua valendo para a Olimpíada disputada no ano que vem, quando Gabriel Jesus, por exemplo, já terá 24 anos.
A manutenção dessa regra era um dos princípios anunciados pelo COI assim que a Olimpíada foi adiada. A ideia sempre foi que os mesmos atletas que disputariam os Jogos em 2020 continuassem aptos a competir em 2021. O boxe, por exemplo, também manteve sua regra. A competição poderá ser disputada, no ano que vem, por nascidos entre 1º de janeiro de 1980 e 31 de dezembro de 2002.
Leia também
• CBF divulga tabela da Série B, que começa dia 7 de agosto
• CBF e clubes apontam novas datas das janelas de transferência
• Em nota, CBF rebate Doria e confirma início do Brasileirão em agosto
Essas regras já haviam sido aprovadas por uma força-tarefa do COI em abril e agora foram validadas após reunião do Conselho Executivo. O Brasil já está classificado, depois de ser vice-campeão do Pré-Olímpico disputado no começo do ano.
Além da seleção brasileira, a América do Sul será representada pela Argentina. Os asiáticos terão como representantes, além do Japão, como dono da casa, as seleções da Arábia Saudita, a Coreia do Sul e a Austrália, que fica na Oceania, mas compete nas eliminatórias da Ásia.
Já os africanos serão representados pela Costa do Marfim, pelo Egito e pela África do Sul. Na Oceania, o representante será a Nova Zelândia. Por fim, a Europa mandará quatro representantes. A Alemanha, rival do Brasil na final da Rio-2016, a Espanha, a França e a Romênia são as seleções classificadas. Só falta serem definidos os representantes da Concacaf. O Pré-Olímpico começaria em 20 de março, mas foi cancelado, uma semana antes, por causa da pandemia.