Logo Folha de Pernambuco

Copa America

Colômbia vence Peru e termina em terceiro lugar na Copa América-2021

Em um mês, Colômbia e Peru já haviam se enfrentado duas vezes, com uma vitória para cada lado

O colombiano Luis Diaz (E) é marcado pelo peruano Marcos Lopez antes de marcar o segundo gol do time durante a Copa América 2021O colombiano Luis Diaz (E) é marcado pelo peruano Marcos Lopez antes de marcar o segundo gol do time durante a Copa América 2021 - Foto: EVARISTO SA / AFP

A Colômbia conquistou o terceiro lugar na Copa América-2021 nesta sexta-feira ao derrotar o Peru por 3x2 em jogo disputado no estádio Mané Garrincha, em Brasília. 
 
Com gols de Juan Guillermo Cuadrado aos 49, de cobrança de falta, e do destaque da noite Luis Díaz aos 66 e nos acréscimos (90 + 4), a seleção tricolor conseguiu vencer em uma partida acirrada que só foi definida no fim. 
 
Para o Peru quem abriu o placar foi Yoshimar Yotun (45 + 1) e a equipe do técnico Ricardo Gareca voltou a marcar por meio de Gianluca Lapadula (82). 
 
Com isso, a seleção de Reinaldo Rueda conseguiu subir ao pódio do torneio continental, com uma campanha superior à da Copa América-2019, quando foi eliminada nas quartas de final. 
 
Além disso, os 'cafeteros' conseguiram reverter o resultado adverso do último duelo com o Peru na fase de grupos, quando os 'Incas' venceram por 2 a 1. 
 
Díaz, o meia de 24 anos, fez o gol da vitória e alcançou Lionel Messi no topo da artilharia do torneio, com quatro gols.


A Colômbia começou com mais vontade, jogando no campo adversário e mais perto do gol de Pedro Gallese. Mas a iniciativa se limitou a jogadas de contra-ataque que começavam com bolas longas e acabavam sem precisão nas conclusões. 
 
Mas após um período de monotonia o Peru passou a mostrar mais iniciativa e começou a buscar mais o gol, até que conseguiu. 
 
Yoshimar Yotun inaugurou o placar nos acréscimos do primeiro tempo (45 + 1), depois de uma boa jogada coletiva.
 
A seleção peruana ainda perdeu Renato Tapia, substituído por lesão no intervalo.
 
Díaz faz a diferença
O técnico colombiano, Reinaldo Rueda, colocou Yimmi Chara para ajudar nas conclusões. E isso foi fundamental para que o jogo ganhasse em qualidade e os times mostrassem suas capacidades e individualidades. 
 
Juan Guillermo Cuadrado empatou aos 49 com uma cobrança de falta na entrada da área que atravessou a barreira e entrou rente à trave esquerda de Gallese. 
 
O gol da Colômbia tornou as coisas mais interessantes. Lapadula manobrou e disparou um tiro cruzado que passou perto do ângulo. 
 
Mas foi Díaz quem comemorou. Ele recebeu uma assistência do goleiro Vargas, avançou em velocidade e mandou para o fundo das redes aos 66. 
 
Lapadula, com uma máscara de proteção, voltou a aparecer para fazer 2 a 2 aos 82 e mostrar que o Peru lutaria até o fim.
 
E quando parecia que o jogo terminaria empatado, mais uma vez o imparável Díaz deixou sua marca: ele dominou a bola, conduziu, ajeitou e deixou nas redes de Gallese, que voou em vão para tentar defender. 
 
Em um mês, Colômbia e Peru já haviam se enfrentado duas vezes, com uma vitória para cada lado. Na rodada dupla das Eliminatórias, a Colômbia fez 3 a 0 enquanto o Peru venceu por 2 a 1 na fase inicial desta Copa América.

Veja também

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano
Futebol

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália
Tênis

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália

Newsletter