Com alunos das redes municipal e privada, Jogos da Integração começam nesta sexta (29) no Recife
A expectativa é que mais de 500 pessoas, no total, participem do evento, que se estende até o sábado (30)
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, realiza, entre esta sexta-feira (29) e sábado (30), os Jogos da Integração, que reúnem equipes de futebol formadas por alunos entre 10 e 13 anos de escolas municipais, privadas e projetos sociais da capital. O torneio acontece no campo society de Jardim de Alá, na Imbiribeira, Zona Sul da cidade.
No torneio, as unidades educacionais particulares são: Motivo, Eleva, Cognitivo e GGE. Pela rede municipal, Karla Patrícia e Oswaldo Lima Filho. As duas escolinhas são o Corinthians da Imbiribeira e o Arsenal de Boa Viagem. Na sexta, as partidas acontecem das 15h às 21h, enquanto no sábado, das 8h às 11h.
"O esporte, além de estimular que todos se mexam, é uma excelente forma de fomentar a integração. É isso que a gente também quer. Colocar todo mundo nesse momento que também é de amizade, num campo de alta qualidade, como o da Campina do Barreto, um dos nossos gramadões. Teremos toda uma estrutura para receber as escolas, tudo feito com muito gosto, com toda a boa atmosfera que o futebol pode proporcionar", destacou o secretário de Esportes, Rodrigo Coutinho.
Leia também
• Caso Negreira: Cerco judicial aperta para o Barça em caso de escândalo de arbitragem
• Boca Juniors x Palmeiras: Veja onde assistir, horário e escalações da semifinal da Libertadores
• Sem Messi, Inter Miami perde final da US Open Cup para Houston Dynamo
Organização do torneio
Ao todo, serão disputados 16 jogos, divididos em dois tempos de 10 minutos. Cada time terá nove jogadores em campo – oito na linha e um goleiro, além de nove reservas. Será permitido dois membros de comissão técnica por equipe. As escolas particulares contribuirão, ainda, com doações de chuteiras, que serão entregues às crianças e aos adolescentes que moram na região da competição.
No local, também haverá um espaço para cadastramento e doação dos calçados durante os dois dias do evento. Será feita toda a estrutura esportiva necessária, com apoio de ambulância, guarda municipal, polícia militar e outros colaboradores. A expectativa é que mais de 500 pessoas, no total, participem do evento.
O evento faz parte do Programa Gramadão, que já proporcionou quatro campos para peladeiros e peladeiras do Recife. Os espaços, que ganharam grama sintética e total revitalização da área, ficam na Vila Aliança, no Ipsep; no campo do Jardim de Alá, na Imbiribeira; no campo da Campina do Barreto, no bairro homônimo; e uma Arena 1x1, no Ibura, na antiga praça do Lixão. Além do gramado, os pontos receberam novas traves, terraplenagem, drenagem e alambrado.