Com clima conturbado, Croácia e Bélgica se enfrentam valendo vaga às oitavas; veja escalações
Croatas têm a vantagem do empate para avançar na Copa do Mundo; Belgas precisam vencer ou torcer para uma combinação de resultados
Após a goleada contra o Canadá, a Croácia chega nesta quinta (1), às 12h, pela última rodada do Grupo F da Copa do Mundo, precisando apenas empatar contra a Bélgica para avançar às oitavas. Por outro lado, os belgas - que vivem crise nos vestiários - precisam vencer para conseguir a vaga.
Líder do grupo com quatro pontos, os croatas sabem da vantagem que tem nas mãos, porém, sabendo que este pode ser um jogo de ‘matar ou morrer’, já que os ‘Red Devils’ precisam do resultado para avançar, o técnico croata Zlatko Dalic espera um jogo difícil.
“É uma grande equipe. Sabemos que será um jogo difícil, temos um rival duro e não temos que focar no mal rendimento deles nas últimas partidas. Eles também querem passar, e nós sabemos que não vai ser simples. Não vamos nos conformar com o empate. O empate nos serve, mas se você se concentra nisso, não tem o melhor rendimento possível. Vamos jogar como jogamos contra o Canadá. Em bom ritmo, com qualidade”, disse
Em relação a suposta crise que os belgas vivem dentro do vestiário e que pode ter sido o motivo das péssimas apresentações belgas até aqui, o treinador disse que não dá atenção para isso e novamente pregou respeito ao adversário.
“Não temos que acreditar nos rumores, temos que dar nossa melhor versão com nossos melhores jogadores. Não penso nada, não tenho opinião sobre tudo que está acontecendo lá. Acho que são os segundos melhores do mundo. O resto é irrelevante. Estamos focados no nosso jogo. Temos que focar nos pontos fortes da Bélgica, mostraram que podem jogar bem, e não se esquecem assim de como jogam. São uma equipe fantástica. É o que posso dizer a respeito”, finalizou.
Crise negada
Após as falas de Kevin De Bruyne sobre o time não ser favorito a Copa por estar “velho demais", o ambiente dentro da seleção azedou. Após a derrota para o Marrocos na segunda rodada, o zagueiro Jan Vertonghen disse que a equipe está “velha demais na frente”, uma indireta a KDB.
Leia também
• FIFA abre processo disciplinar contra a Croácia por insultos xenofóbicos
• Vandalismo em Bruxelas após derrota da Bélgica para o Marrocos
• Croácia goleia Canadá e assume liderança do Grupo F da Copa; canadenses são eliminados
De acordo com o jornal francês L’Equipe, De Bruyne, Vertonghen e Eden Hazard tiveram uma discussão forte no vestiário após a derrota, quase chegando às vias de fato se não fosse por Lukaku, que os separou. O jornal também divulgou que uma “reunião de crise” foi convocada para acalmar os ânimos. Agora, Hazard e Courtois falaram à imprensa para mostrar que tudo está resolvido.
“Não houve muita coisa depois do jogo contra Marrocos. Tudo o que foi dito? Muita bobagem. Tivemos uma boa reunião ontem com todos os jogadores. O mais importante é se preparar bem para vencer este jogo. Estamos todos unidos no grupo como sempre. Estamos passando por um momento mais complicado do que o normal, mas estamos prontos para fazer esforços uns pelos outros”, disse Hazard
“Eu fui o primeiro a entrar no vestiário. Nada aconteceu, todo mundo ficou decepcionado com a derrota. O técnico falou e foi isso. O problema é que há muitas mentiras hoje em dia, nas mídias sociais. Essa situação não existe. Como um grupo, nós deixamos isso do lado de fora. Porque somos um bom time e fortes como grupo”, completou Courtois
Os jogadores admitiram que houve a reunião com a comissão técnica e que disseram “coisas um para o outro, algumas boas, outras não tão boas”, mas que tudo está resolvido e a seleção está focada para classificar.
Chance de Classificação
Croácia: Se vencer ou empatar garante a classificação. Se perder, precisa torcer pela derrota de Marrocos contra o Canadá, desde que mantenha saldo de gols - ou caso necessário, gols pró - superior aos marroquinos
Bélgica: Se vencer garante classificação; se empatar, precisa torcer para Marrocos perder por pelo menos quatro gols do Canadá ou por três gols, caso supere em gols pró (dois a um) os marroquinos. Se perder está eliminada.
Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua.
Ficha Técnica
Croácia
Livakovic; Sosa, Guardiola, Lovren e Juranovic; Bozovic, Modric e Kovacic; Perisic, Kramaric e Livaja. Técnico: Zlatko Dalic (4-3-3)
Bélgica
Courtois; Castagne, Vertonghen e Alderweireld; Thorgan Hazard (Trossard), Witsel, Tielemans (Onana) e Meunier; Kevin De Bruyne; Eden Hazard (Mertens) e Lukaku. Técnico: Roberto Martínez (3-4-1-2)
Hora: 12h
Local: Estádio Ahmad Bin Ali
Árbitro: Anthony Taylor/ING
Assistentes: Gary Beswick/ING e Adam Nunn/ING
4º Árbitro: Istvan Kovács/ROM
Árbitro de Vídeo (VAR): Marco Fritz/ALE
Transmissão: Globo, SporTV, CazeTV (Twitch e YouTube) e FIFA+