Com confrontos de ida e volta na semifinal, arbitral define formato do Pernambucano 2024
Encontro com os dez clubes participantes aconteceu nesta segunda-feira (13), na FPF
O Campeonato Pernambucano de 2024 teve o seu formato conhecido na noite desta segunda-feira (13). Em reunião realizada na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), foi definida uma novidade: a semifinal do certame será disputada em confrontos de ida e volta.
De acordo com a FPF, o Estadual tem previsão de início da primeira quinzena de janeiro e término na primeira semana de abril. A fase inicial terá turno único, com todos os dez clubes se enfrentando em nove rodadas. Os dois melhores avançam direto às semifinais, enquanto os dois últimos serão automaticamente rebaixados à Série A2 de 2025.
Leia também
• "Seria uma honra", diz Marcelo Cabo sobre possibilidade de treinar o Náutico
• Enderson celebra fim de sequência do Sport sofrendo gols: "era muito importante"
• Com seletiva do Nordestão em janeiro, Bruno Rodrigues fala em "corrida contra o relógio", no Santa
As quartas de finais serão compostas pelos times que terminarem a primeira fase entre a terceira e a sexta posição. Com o terceiro encarando o sexto e o quarto medindo forças com o quinto, em confronto único. Em caso de empate, os classificados serão conhecidos nos pênaltis.
Novidade
Para a edição de 2024, a grande novidade está na semifinal. Antes disputada em jogo único, a fase terá duelos de ida e volta para conhecer os finalistas. Na grande decisão, a equipe de melhor campanha terá a vantagem de fazer a partida do título em casa.
Equipes participantes
No próximo ano, vão disputar o Campeonato Pernambucano: Afogados - atual campeão da Série A2 -, Central, Maguary, Náutico, Retrô, Salgueiro, Santa Cruz, Sport, Petrolina e Porto. Ao todo, serão 53 jogos.