Com demissão de Mano, Corinthians vai para seu 8º técnico desde vinda de Abel no Palmeiras
Treinador português chegou no alviverde em novembro de 2020 e conquistou nove títulos, enquanto o rival paulista vive seca no período
Há três anos e três meses, o português Abel Ferreira era apresentado como novo técnico do Palmeiras. Desde então, o comandante conquistou diversos títulos pelo alviverde e viu o rival Corinthians, que nesta segunda-feira demitiu Mano Menezes, ter oito treinadores diferentes no período, incluindo os interinos que estiveram à frente do Timão por um ou dois jogos.
Quando Abel Ferreira assumiu o Palmeiras, no dia 4 de novembro de 2020, Vagner Mancini era o treinador do Corinthians. De lá para cá, outros seis comandaram o alvinegro do Parque São Jorge: Sylvinho, Vítor Pereira, Fernando Lázaro, Cuca, Vanderlei Luxemburgo e Mano Menezes.
Dentre os sete treinadores diferentes, apenas o português Vítor Pereira não foi demitido do cargo pela diretoria do Corinthians. Na ocasião, o comandante alegou problemas familiares para deixar o Timão, mas foi anunciado pelo Flamengo no mês seguinte. Todos os outros foram desligados do clube em algum momento nestes pouco mais de três anos.
Leia também
• Allan Aal nega urgência por reforços e defende Robson Reis após falha
• Corinthians anuncia demissão do técnico Mano Menezes
• Sport pode entrar com pedido no TJD-PE para adiar jogo contra o Central, na Arena de Pernambuco
Desta forma, Abel Ferreira, que segue no comando do Palmeiras e sem qualquer pretensão de deixar o cargo, verá o oitavo treinador diferente no Corinthians. Para piorar a situação, o Timão viu, neste período, o seu rival conquistar nove títulos, enquanto vive uma seca desde o Paulistão de 2019, conquistado no dia 21 de abri daquele ano.
De acordo com o site ge, o atual comandante do São Bernardo, Márcio Zanardi, surge como opção para ocupar a vaga. Mano Menezes, que tinha contrato até o fim de 2025 e uma multa rescisória milionária, deixa o Corinthians em sua terceira passagem com 20 jogos, sendo seis vitórias, cinco empates e nove derrotas — um aproveitamento de apenas 38%.
Além do aproveitamento abaixo do esperado, o desempenho no Campeonato Paulista também foi fundamental para a decisão da diretoria. O Timão soma quatro derrotas seguidas — para São Paulo, Novorizontino, São Bernardo e Ituano — em cinco jogos na temporada e está na zona de rebaixamento na classificação geral, ocupando a penúltima posição.