Logo Folha de Pernambuco

Copa do Mundo

Com direito ao primeiro hat-trick da Copa, Portugal atropela Suíça e vai às quartas de final

Substituto de CR7, Gonçalo Ramos anotou três gols e ajudou lusos a carimbarem classificação

Atletas celebram um dos gols de Gonçalo RamosAtletas celebram um dos gols de Gonçalo Ramos - Foto: Fabrice COFFRINI / AFP

WhatsApp Image 2022 11 24 at 19.56.41No último jogo das oitavas de final da Copa do Mundo, Portugal garantiu sua continuidade no torneio. Nesta terça-feira (6), com direito ao primeiro hat-trick da competição, os lusos não fizeram esforços para golear a Suíça, por 6x1, no Lusail Stadium, e carimbar o passaporte rumo às quartas de final do Mundial do Catar. No próximo sábado (10), os portugueses vão encarar a seleção do Marrocos, às 12h, no Al Thumama.  Os marroquinos deixaram a Espanha pelo caminho

Sem Cristiano Ronaldo no time titular, barrado pelo técnico Fernando Santos após reclamar de ser substituído perante a Coreia do Sul, os portugueses estiveram longe de sentir a ausência de seu principal astro. Aliás, coube ao substituto do camisa 7, Gonçalo Ramos, ser o nome da classificação lusitana. 

Logo aos 16 minutos de bola rolando, o atacante português dominou de costas para o marcador, fez o giro e deu um forte chute, no ângulo de Sommer, para fazer o seu primeiro gol no jogo. Sem tirar o pé do acelerador, Portugal encaminhou a vaga 20 minutos mais tarde com o experiente Pepe. O zagueiro aproveitou a cobrança de escanteio de Bruno Fernandes e cabeceou bonito para estufar a rede adversária. 

Sem querer dar sopa para o azar, Portugal não deixou a Suíça esboçar qualquer tipo de reação após a volta do intervalo. Aos cinco jogados, Dalot fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para Gonçalo Ramos tocar de canhota sob a perna de Sommer. Com os suíços desnorteados, a equipe de Fernando Santos ampliou logo em seguida. Em contra-ataque de manual, Raphael Guerreiro recebeu livre na área e chutou forte para fazer o quarto. 

Em rara chance criada, Akanji completou escanteio da direita e descontou para a Suíça, aos 12. No entanto, a noite era mesmo do camisa 26 lusitano. Aos 21, Bernardo Silva errou o domínio, mas viu o lance virar uma assistência para Gonçalo. Cara a cara com Sommer, o jogador de 21 anos deu uma cavadinha para selar sua atuação de gala, antes de dar lugar a Cristiano Ronaldo.

Nos acréscimos, ainda deu tempo de Rafael Leão decretar o destino de Portugal na Copa com um belo chute colocado no ângulo de Sommer. 

Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua

Veja também

Newsletter