Logo Folha de Pernambuco

Ligue 1

Com gol de Neymar, PSG empata com Rennes e se afasta do título do Francês; Monaco volta ao G3

"No PSG, temos que fazer muito melhor do que isso", disse o zagueiro Marquinhos, após a partida

Foto: FRED TANNEAU / AFP

O Paris Saint-Germain perdeu boa parte de suas chances de título ao não passar de um empate em 1 a 1 com o Rennes, neste domingo, na última partida da 36ª rodada da Ligue 1 francesa. 

A duas rodadas do fim, o time comandado pelo argentino Mauricio Pochettino soma agora 76 pontos e está a três do líder Lille, que na sexta-feira venceu o dérbi do norte (3 a 0 contra o Lens). 

Um dia depois de anunciar sua renovação até 2025 pelo PSG, o atacante Neymar marcou o primeiro gol da partida convertendo um pênalti, pouco antes do intervalo (45+6), mas o atacante Sehrou Guirassy empatou na reta final (71) com uma poderosa cabeçada, aproveitando um erro defensivo dos parisienses em um escanteio. 

O castigo poderia ter sido ainda maior para o PSG, que aos 88 minutos ficou em desvantagem numérica devido à expulsão de Presnel Kimpembe e dois minutos depois o goleiro costarriquenho Keylor Navas evitou a derrota de sua equipe defendendo um chute de Flavien Tait.

"Vamos acreditar até o fim, não vamos perder a fé. Mas no Paris Saint-Germain, temos que fazer muito melhor do que isso", disse o zagueiro brasileiro e capitão do time Marquinhos, após a partida.

O atacante Moise Kean se mostrou otimista ao ser questionado sobre as chances de conquistar o título. "Por que perdido? Sempre acreditamos no primeiro lugar. Agora cabe a nós vencer todos os jogos. Ainda não está perdido".

Olympique volta a perder

Mais cedo o Olympique de Marselha de Jorge Sampaoli (5º) perdeu por 1 a 0 fora de casa para o Saint-Etienne (11º) se mantendo na quinta colocação, que classifica à Liga Europa, já que tem um saldo de gols melhor do que o do Lens (6º).

Mas o Rennes, sétimo e a dois pontos, pode ficar com o quinta colocação se vencer o PSG (2º) neste domingo, no encerramento da rodada. 

Um gol de Arnaud Nordin, após receber um passe em profundidade de Wahbi Khazri, aos 43 minutos permitiu ao Saint-Etienne somar os três pontos que o deixam no meio da tabela, enquanto o Marselha sofre a primeira derrota em um mês e meio, a segunda desde a chegada de Sampaoli ao comando da equipe no início de março.

"Perdemos principalmente no primeiro tempo, que foi muito fraco da nossa parte. Depois do intervalo voltamos a nos encontrar e ficamos mais perto do gol. Não imaginávamos que o jogo fosse ser disputado desta forma", disse o técnico Sampaoli após a partida.

Depois de empatar (1-1) com o Strasbourg no dia 30 de abril no estadio Vélodrome, graças a um gol salvador de Dario Benedetto na reta final (minuto 86), o Marselha voltou a se mostrar uma equipe sem ideias, neste domingo, no estádio Geoffroy-Guichard. 

No primeiro tempo, o Saint-Etienne poderia ter ido para o intervalo com uma vantagem, graças principalmente à atuação de Khazri, autor de um cruzamento que ninguém finalizou aos 9 minutos e uma chance dupla diante de Steve Mandanda (19).

Incapaz de acompanhar o ritmo do jogo, o Marselha teve suas melhores após o intervalo por meio de Dimitri Payet, que acertou a trave aos 56 minutos. 

Na reta final, o goleiro do time da casa, Etienne Green, de 20 anos, fez duas defesas que garantiram os três pontos para sua equipe.

Monaco ainda sonha

Em seguida, o Monaco (3º) recuperou seu lugar no pódio ao derrotar o Reims (13º) fora de casa por 1 a 0.

O time do Principado venceu com um gol do jovem belga Eliot Matazo, após receber um passe do capitão Wissam Ben Yedder, no primeiro tempo (20). 

Com essa vitória o Monaco mantém chances mínimas de conquistar o título, ficando a duas rodadas do fim a quatro pontos do líder Lille e a um do PSG.

Mas o mais importante, é que o Monaco recuperou o terceiro lugar que havia perdido no sábado após a vitória do Lyon, sobre quem tem agora um ponto a mais na luta pela terceira vaga na próxima Liga dos Campeões.

Também neste domingo, o Nîmes (19º) derrotou o Metz (10º) por 3 a 0 fora de casa e manteve suas chances de permanecer na primeira divisão francesa, embora ainda esteja a três pontos da salvação (ocupada atualmente pelo Lorient, com 17 pontos) a duas rodadas do fim do campeonato.

O Angers (12º), que derrotou o lanterna e já rebaixado Dijon por 3 a 0, está a salvo de qualquer possibilidade de rebaixamento, enquanto Montpellier (8º) e Nice (9º) venceram Strasbourg (16º) e Brest (14º), respectivamente, ambos pelo mesmo placar de 3 a 2, o que permite aos dois clubes do sul da França permanecer na metade superior da tabela. 

Como assinar o DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Veja também

Newsletter