Futebol

Com gol de Neymar, PSG vence Olympique de Marselha no Francês e coloca mão na taça

A equipe comandada por Mauricio Pochettino pode se sagrar campeã novamente na quarta-feira (20)

NeymarNeymar - Foto: Franck Fife / AFP

O líder Paris Saint-Germain derrotou o Olympique de Marselha por 2 a 1 neste domingo no Parque dos Príncipes e deu um passo gigante rumo ao título: no final da 32ª rodada da Ligue 1 tem 15 pontos a mais que o Marselha (2º), com 18 pontos a serem disputados. 

O astro brasileiro Neymar se esticou todo para encobrir o goleiro e abrir o placar após um passe do italiano Marco Verratti, aos 12 minutos. O croata Duje Caleta-Car aproveitou uma indecisão de Marquinhos e do goleiro Gianluigi Donnarumma em um escanteio para fazer 1 a 1 (31). Mas Kylian Mbappé converteu um pênalti provocado por Neymar pouco antes do intervalo (45+5) marcando assim o gol da vitória. 

A equipe comandada por Mauricio Pochettino pode se sagrar campeã novamente na quarta-feira se obtiver um resultado melhor contra o Angers do que o OM diante do Nantes.

A melhor versão de Neymar

Neymar respondeu ao que se espera dele e foi aclamado pelo público parisiense depois de brilhar com um gol e um pênalti provocado após um chute cruzado que atingiu o braço do meio-campista Valentin Rongier. 

Neymar tem mostrado sua melhor versão com seus seis gols nos últimos três jogos e vários lances de craque neste domingo. 

Porém, nem essa vitória diante do grande rival francês fez os torcedores parisienses esquecerem o desastre coletivo contra o Real Madrid que lhes custou a eliminação da Liga dos Campeões. 

Os ultras do CUP (coletivo parisiense de ultras) mantiveram sua 'greve'. Eles só eram ouvidos entoando canções e vaias contra a equipe visitante.

"Acho que o PSG jogou melhor. O mais importante são os três pontos. Sempre esperamos que nossos torcedores nos deem força, energia. Eles já manifestaram seu cansaço, há liberdade de expressão, é a forma deles, eu respeito isso", disse Pochettino. 

O PSG está muito próximo do recorde do Saint-Étienne, que conquistou seu 10º título da liga em 1981. 

Já o Olympique de Marselha do argentino Jorge Sampaoli teve interrompida uma série de oito vitórias consecutivas contando todas as competições.

A equipe do sul da França ainda tem uma opção viável nesta temporada, depois de se classificar para as semifinais da Conference League, que jogará contra o Feyenoord da Holanda. 

O OM achou que tinha marcado um ponto no Parque dos Príncipes quando William Saliba desviou de cabeça uma cobrança de falta de Dimitri Payet (85). Mas o gol foi anulado após uma revisão do VAR. 

"Acho que a minha equipe não merecia perder esta noite", disse Sampaoli após o jogo.

O PSG teve três gols anulados por impedimento: dois de Mbappé (35, 76) e um de Lionel Messi (40).

"Humilhação em Bordeaux"

Antes do clássico francês, outros seis jogos foram disputados neste domingo na Ligue 1, com quatro empates e duas vitórias dos donos da casa, sendo a mais marcante a goleada de 6-1 que o Lyon (8º) impôs ao tradicional Bordeaux (19º).

Um hat-trick de Moussa Dembélé, um gol do camaronês Karl Toko Ekambi, outro de Romain Faivre e outro do brasileiro Lucas Paquetá serviram para fazer o Lyon esquecer a recente eliminação da Liga Europa nas quartas de final contra o West Ham. 

Na briga pelas posições que dão direito a disputar as competições europeias no próximo ano, o Nice derrotou o Lorient (16º) por 2 a 1 e subiu para o quarto lugar, que garante uma vaga na Liga Europa. 

Um gol de pênalti aos 54 minutos e outro de cabeça aos 88, ambos do argelino Andy Delort, encerraram a sequência de quatro jogos sem vitórias do Nice que continua sonhando com o pódio e com a próxima Champions League. 

Esse objetivo também é compartilhado pelo Strasbourg (5º), que conquistou um ponto em sua visita ao Troyes (1-1), e enfrenta o Rennes (3º) na quarta-feira.

 Jogos da 32ª rodada da Ligue 1 francesa e classificação:

Rennes - Monaco 2 - 3

 

Saint-Etienne - Brest 2 - 1

Lille - Lens 1 - 2

 

Nice - Lorient 2 - 1

Nantes - Angers 1 - 1

Montpellier - Reims 0 - 0

Metz - Clermont-Ferrand FC 1 - 1

Troyes - Strasbourg 1 - 1

Lyon - Bordeaux 6 - 1

PSG - Olympique de Marselha 2 - 1

Veja também

La Liga pede prisão de promotores de campanha de ódio contra Vini Jr.
Caso Vini Jr.

La Liga pede prisão de promotores de campanha de ódio contra Vini Jr.

Manchester United x Tottenham: saiba onde assistir e confira escalações
Premier League

Manchester United x Tottenham: saiba onde assistir e confira escalações

Newsletter