Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Com gol nos acréscimos, Palmeiras vence América-MG e é bicampeão da Copinha

O Palmeiras faturou a taça do tradicional torneio de base pelo segundo ano consecutivo

Autor de um dos gols do Palmeiras na final, Ruan Ribeiro marcou nove gols em nove jogos na CopinhaAutor de um dos gols do Palmeiras na final, Ruan Ribeiro marcou nove gols em nove jogos na Copinha - Foto: Palmeiras/Divulgação

Na tarde desta quarta-feira, em que se comemora o aniversário da cidade de São Paulo, o Palmeiras conquistou pela segunda vez a Copinha. Diante dos torcedores que lotaram as arquibancadas do Estádio do Canindé, o time fez bonito e venceu o América-MG por 2 a 1, com gols de Ruan Ribeiro e Patrick, e Rafael Marques descontando para os mineiros.

Se durante boa parte da partida quem dominou o duelo foi o América-MG, o time mineiro não conseguiu converter a vantagem em gols, e em erros defensivos, sofreu dois gols e saiu apenas com o vice-campeonato.

Mesmo jogando sob os cantos dos torcedores do Palmeiras, o time mineiro já começou a partida presssionando, mas com pouca eficácia na criação de jogadas. E a equipe paulista precisou apenas de uma bola para ficar à frente no placar.

Depois de um erro na saída de bola, Gustavo viu Vitinho correndo em direção à área adversária. Ele deu um passe na medida para o jogador receber a bola já fora da marcação, e ele cruzou rasteiro para Ruan Ribeiro empurrar para o fundo do gol na marca dos 17 minutos. Foi o nono gol do atacante, que já estava isolado na liderança da artilharia da competição. A validade do lance foi confirmada pelo VAR.

O empate poderia ter vindo aos 26 minutos do primeiro tempo, mas o forte chute de Adyson encontru apenas o travessão, depois do goleiro Aranha desviar a bola. Minutos depois, o atacante fez bela jogada individual aplicando uma caneta em Léo, e ao ser derrubado na área conseguiu um pênalti para sua equipe.

Na primeira cobrança da penalidade, o chute de Renato Marques parou nas mãos de Aranha, mas como o pênalti não foi autorizado, ele repetiu a cobrança. A segunda chance resultou no gol de empate do Coelho.

No segundo tempo, aos 5 minutos, a rede balançou mais uma vez para o América-MG. Mas no chute de Samuel, Luan estava posicionado bem à frente do goleiro Aranha, que não conseguir impedir a bola de entrar. Mesmo sem ter tocado na bola, a participação no lance, impedido, foi o suficiente para o árbitro invalidar o gol.

A partir daí, as duas equipes continuaram tentando desempatar a partida e evitar a decisão por pênaltis. E aos 47 minutos do segundo tempo, o Palmeiras conseguiu. Depois de cobrança de escanteio, Thalys finalizou e a bola sobrou para Patrick, que entrou no intervalo, empurrou para o gol e decidiu o jogo. A partida se estendeu até os 52 minutos, mas com substituições de dois lados, o clube paulista conseguiu segurar a vantagem e sagrar-se bicampeão.

Relembre a campanha do Palmeiras na Copinha:

Primeira fase

03/01: Palmeiras 2 x 0 Juazeirense-BA – Anísio Haddad
Gols: Pedro Lima e Ruan Ribeiro

06/01: América-SP 1 x 3 Palmeiras – Anísio Haddad
Gols: Ruan Ribeiro (duas vezes) e Ian

09/01: Rio Preto-SP 1 x 2 Palmeiras – Anísio Haddad
Gols: Allan e Thalys

Segunda fase

12/01: Palmeiras 6 x 0 Sampaio Corrêa-MA – Anísio Haddad
Gols: Kevin, Vitinho, Ruan Ribeiro, Estêvão, Daniel e contra

Terceira fase

14/01: Palmeiras 4 x 0 Juazeirense-BA – Anísio Haddad
Gols: Ruan Ribeiro, Henri, Kevin e Kauan Santos

Oitavas

16/01: Mirassol 0 x 4 Palmeiras – Anísio Haddad
Gols: Kevin, Ruan Ribeiro, Vitinho e contra

Quartas

18/01: Palmeiras 5 x 0 Floresta-CE – Bruno José Daniel
Gols: Ruan Ribeiro (duas vezes), David Kauã, Kevin e Pedro Lima

Semifinal

21/01: Palmeiras 2 x 1 Goiás – Allianz Parque
Gols: Kevin e contra

Final

25/01: Palmeiras 2 x 1 América-MG – Canindé
Gols: Ruan Ribeiro e Patrick

Veja também

Newsletter