Logo Folha de Pernambuco

Brasileirão

Com goleada do Bahia sobre o Fortaleza, Sport fica a uma vitória da Sul-Americana

Leão pode se garantir no 14º lugar caso vença o Atlético (MG) neste domingo

Jogadores do Bahia comemoram no CasteçãoJogadores do Bahia comemoram no Casteção - Foto: Reprodução/Twitter

Em partida disputada neste sábado (20) na Arena Castelão, o Bahia venceu o Fortaleza  pelo placar de 4x0 com uma ótima atuação de Rodriguinho. Os três gols marcados pelo atacante do Tricolor de Aço e o pênalti convertido por Rossi fizeram com que o cenário nas brigas contra o rebaixamento e por uma vaga na Copa Sulamericana ganhassem novos contornos. Com a goleada do Bahia, o Sport pode garantir a 14ª colocação - que dá uma vaga no torneio internacional - ainda neste domingo (21). Para isso, o Sport precisa vencer o Atlético Mineiro na Ilha do Retiro, no Recife. Caso vença, o Leão chegará aos 45 pontos e não poderá ser alcançado pelos rivais nordestinos. 
 



O Sport também pode se garantir na Série A do Campeonato Brasileiro neste domingo. Para isso, o rubronegro precisa apenas pontuar contra o Atlético. Mesmo com uma eventual derrota, o Sport garante a permanência caso o Vasco não vença o Corinthians em São Paulo. As partidas ocorrem simultaneamente às 16h. 

O jogo

O Bahia deu um passo importantíssimo na luta pela permanência na Série A ao vencer o Fortaleza por 4 a 0, na Arena Castelão, na noite deste sábado (20). Voltando a vencer fora de casa após mais de três meses (15 jogos), o Tricolor de Aço derrotou o Leão do Pici com três gols do meia Rodriguinho e um do atacante Rossi.

Com o resultado, o Bahia sobe para o 15º lugar e vai aos 41 pontos, ficando a quatro do Vasco, que abre o Z4, na 17ª colocação. O Fortaleza ocupa agora a 16ª posição, com o mesmo número de pontos do Tricolor de Aço. Dependendo dos resultados de Vasco e Goiás, amanhã (21), tanto o Leão do Pici quanto o Bahia podem garantir a permanência na Série A já ao final da rodada.

Já a situação do Cruzmaltino se tornou complicadíssima. Além de precisar vencer seus dois jogos restantes, contra Corinthians e Goiás, o clube carioca precisa que Bahia ou Fortaleza não vençam na última rodada. Se perder amanhã (21), na Neo Química Arena, o time de Vanderlei Luxemburgo estará rebaixado.

A partir do gol, o Fortaleza passou naturalmente a ter mais posse de bola e o Bahia a apostar nos contra-ataques. Apesar de movimentado e com temperatura alta, o jogo não voltou a ter grandes emoções até o intervalo.

O roteiro do primeiro tempo quase se repetiu já após a volta do intervalo. Com menos posse, o Bahia soube fazer rapidamente a transição entre setores e, contando com a cadência e visão de jogo de um Rodriguinho inspirado, quase ampliou o placar em um chute rasteiro cruzado de Ronaldo.

Dessa vez, porém, o contragolpe não demorou. Dois minutos depois da oportunidade criada pela Bahia, o volante Felipe tabelou com Wellington Paulista e teve seu forte chute defendido pelo goleiro Douglas.

Poucos minutos depois, novamente na base do contragolpe, o Bahia ampliou o placar em uma jogada praticamente idêntica à do primeiro gol, em mais um cruzamento de Nino Paraíba convertido por Rodriguinho.

Aos 20 minutos da etapa final, o volante Felipe puxou Rossi pela camisa dentro da área e o árbitro Luiz Flávio de Oliveira marcou pênalti. Rodriguinho cobrou e fez o seu terceiro na partida.

Retribuindo o pênalti sofrido pelo companheiro, Rodriguinho foi derrubado 14 minutos depois de garantir seu hat-trick e cedeu a bola para Rossi, que deu números finais ao placar.

FORTALEZA
Felipe Alves; Gabriel Dias (Tinga), Paulão, Quintero, Bruno Melo; Felipe, Juninho e Luiz Henrique (Mariano Vázquez); Romarinho (Osvaldo), Wellington Paulista (Ronald) e David (Bergson). Técnico: Enderson Moreira.

BAHIA
Douglas; Nino Paraíba, Ernando (Juninho), Lucas Fonseca e Matheus Bahia; Gregore, Ronaldo e Patrick de Lucca; Rodriguinho (Juninho Capixaba), Rossi (Thiago Andrade) e Gilberto (Gabriel Novaes) (Daniel). Técnico: Dado Cavalcanti.

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 0x4 BAHIA
Motivo: 37ª rodada do Brasileirão
Data/Hora: 20/02/2021, às 21h (de Brasília)
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Miguel Caetano Ribeiro da Costa (ambos de SP)
VAR: Márcio Henrique de Gois (SP)
Cartões amarelos: Luiz Henrique, Felipe e Mariano Vázquez (FOR), Matheus Bahia, Ronaldo, Lucas Fonseca (BAH) Cartão vermelho: Felipe (FOR).
GOLS: Rodriguinho, do Bahia, aos 7 minutos do primeiro tempo, aos 17 minutos do segundo tempo e aos 20 minutos do segundo tempo; Rossi, do Bahia, aos 36 minutos do segundo tempo.

Como assinar o DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante da basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.   

 

Veja também

Newsletter