Com Joaquim Bezerra, oposição vence no Santa Cruz
Com uma diferença de 289 votos, a chapa Pró-Santa venceu e comandará o clube até 2023
O empresário Joaquim Bezerra é o novo presidente do Santa Cruz para o triênio 2021/2023. O candidato da chapa de oposição “Pró-Santa” foi o vencedor da eleição realizada nesta quinta-feira (11), no Arruda, contabilizando 660 votos contra 371 de Roberto Freire, candidato da situação.
Fim da eleição! #ProSanta venceu!
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) February 12, 2021
Presidente: Joaquim Bezerra
Vice-presidente - André Frutuoso
Presidente do Conselho - Mario de Godoy
Presidente Patrimonial - Thomaz de Aquino
Comissão Fiscal - Eduardo Petribú
Na disputa, ele superou outras duas chapas, encabeçadas por Josenildo Dody, da “A Voz da Arquibancada”, e Roberto Freire, que representou a situação com a chapa “Tradição de Vitórias, Crescimento e União”.
Mais de 1.700 sócios estavam aptos a participar da eleição, que começou e terminou após o horário previsto, indo de 10h até 20h.
O processo, inicialmente marcado para acontecer na última quarta (10), foi adiado pela Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE), por conta do Decreto Estadual nº 50.077, de 20 de janeiro de 2021, que proíbe os eventos corporativos, institucionais e sociais no período de 25 de janeiro a 23 de fevereiro de 2021, em decorrência da pandemia da Covid-19.
O Santa Cruz, no entanto, fez uma nova solicitação ao órgão sanitário, detalhando as medidas que seriam tomadas nas instalações, e conseguiu o aval para realizar a votação. Os protocolos, como esperado, não foram respeitados, sobretudo o de distanciamento social.
O evento foi marcado por reclamações sobre a lista de sócios aptos a votar. Houve o caso de uma mulher que chegou para votar utilizando uma máscara do Sport e quase foi impedida de depositar o voto na urna.
Já Dody anunciou, por incrível que pareça, que votou em Joaquim Bezerra, mas não retirou a candidatura. A ideia era não dividir os votos da oposição. Das 20 urnas que seriam utilizadas na votação, duas foram invalidadas antes da eleição após apresentarem problemas no lacre.
Leia também
• Dody declara voto em Joaquim Bezerra
• Por profissionalização, Joaquim Bezerra promete mudanças no modelo de gestão
• Com futuro no Santa Cruz em aberto, Martelotte destaca urgência na montagem do elenco
Bezerra foi vice-presidente do Santa Cruz durante parte da gestão de Antônio Luiz Neto (2011-2012). Na eleição seguinte, comandou a chapa “Ética e Profissionalismo”, em oposição ao ex-aliado, mas foi derrotado.
O empresário também tentou em 2014, desta vez como vice-presidente da chapa "Renovação", que tinha Thomaz Barbosa como candidato ao posto de mandatário. Porém, pouco tempo depois, Barbosa se retirou da corrida.
Em 2017, nova tentativa, desta vez como vice-presidente de Albertino dos Anjos na chapa “Muda Santa Cruz”. No fim, foi derrotado por Constantino Júnior, atual presidente do clube.
Joaquim Bezerra, vale lembrar, não seria inicialmente o candidato à presidência da Cobra Coral, mas sim vice do advogado André Frutuoso. Contudo, a chapa optou por inverter os papéis.
Além da dupla, o Santa terá Mário Godoy como presidente do Conselho Deliberativo. O escolhido já presidiu a Comissão de Reforma do Estatuto entre o final de 2018 e 2020.
Marino Abreu e Danielle Leal serão os secretários do CD. Bartolomeu Bueno será o presidente do Conselho Fiscal e Thomaz Aquino presidirá a Comissão Patrimonial.
Confira como foi a parcial dos votos, urna por urna:
Situação: 32+63+59+33+59+6+24+38+2+3+8+44= 371
Oposição: 10+88+3+104+80+5+114+10+42+58+6+22+126= 660
Urnas vazias: 11, 12 e 16.