Copa do Mundo 2022

Com muitos desfalques e olhos em Mbappé, França estreia contra Austrália; veja as escalações

Australianos tentam se aproveitar do momento da seleção francesa, que foi a que mais sofreu com cortes por lesão

Giroud, Guendouzi e Mbappé em treino da França antes do confronto com a AustráliaGiroud, Guendouzi e Mbappé em treino da França antes do confronto com a Austrália - Foto: FRANCK FIFE / AFP

Atual campeã do mundo, a França inicia sua defesa do título nesta terça (22), às 16h, contra a Austrália, fechando o terceiro dia de Copa do Mundo. A partida é uma repetição de 2018 na Rússia, onde ambas as seleções se enfrentaram na primeira rodada e os franceses venceram por 2 a 1.

A ‘Bruxa’ está solta

A seleção francesa vai muito desfalcada para o confronto, uma vez que perdeu peças importantes devido a lesões ocorridas antes e depois da convocação. O técnico Didier Deschamps já sabia que não poderia contar com Maignan, Kanté, Pogba e Kamara para o torneio. 

Após divulgar a lista final, os franceses também perderam Kimpembe (Tendão de aquiles, ainda pelo PSG), Nkunku, após uma dividida com Camavinga já na preparação da seleção, e Benzema. O atual melhor jogador do mundo sentiu a coxa esquerda e após exames, foi constatado uma ruptura no local. Camavinga é outro que preocupa, o meia não participou dos últimos dois treinos da seleção.

Com tantos nomes importantes de fora, o destaque dos ‘Les Bleus’ está em Kylian Mbappé. Principal jogador da seleção, atacante foi peça importante na última Copa e Didier Deschamps quer que a responsabilidade dele com o time aumente.

"Kylian era jovem em 2018 e ainda é. Ele já era maduro na época e agora é mais ainda. Ele tem mais reconhecimento mundial. Sempre faz a diferença e vamos precisar dele. Ele sabe disso. É um dos poucos que pode ser decisivo em todos os momentos", disse

O técnico francês também confirmou que Varane está melhor fisicamente mas não vai começar a partida e que não vai trazer nenhum substituto para o lugar de Benzema. “Temos 25 jogadores. Creio que há muitas opções.”, comentou Deschamps e elogiou Giroud, que deve ser o substituto. “Ele está aqui e é bom”, completou.

Socceroos tentam surpreender

Os australianos vão tentar aproveitar que seus adversários estão “remendados” e não estão em boa fase para conseguir arrancar um bom resultado. Azarões do grupo, a Austrália também não está em boa fase, apenas conseguindo a classificação para a Copa na repescagem, eliminando Arábia Saudita e Peru.

Além disso, também sofreram com desfalque por lesão. O atacante Martin Boyle foi cortado após não conseguir se recuperar da lesão que teve em agosto. O técnico Graham Arnold lamentou o corte do atleta.

“Todos lamentamos pelo Martin e é um golpe cruel para ele às vésperas da Copa do Mundo. Ele foi uma peça fundamental na nossa jornada para chegar ao Catar e o agradecemos muito por tudo que nos deu”, disse.

O treinador confirmou que o substituto será o jovem atacante Marco Tilio, de apenas 21 anos, do Melbourne City.

Como ânimo para buscar um resultado considerado por muitos como "improvável", os australianos podem contar com alguns dados interessantes. 

O primeiro é que a França é responsável pela pior defesa de título da história das Copas. Os franceses, campeões em 98, foram eliminados na fase de grupos em 2002 sem marcar nenhum gol e fazendo apenas um ponto (um empate e duas derrotas). A última seleção a conseguir defender seu título foi o Brasil (1958 e 1962).

Para completar, muito se fala da ‘maldição do campeão’. Os últimos três campeões mundiais (Itália/2006, Espanha/2010 e Alemanha/2014) foram eliminados na fase de grupos da Copa seguinte. A última seleção a ser campeã e passar de fase na Copa seguinte foi o Brasil em 2006.

Veja as prováveis escalações e onde assistir:

França
Lloris; Pavard, Upamecano, Konate e Lucas Hernández; Tchoauméni, Rabiot, Fofana e Griezmann; Mbappé e Giroud. Técnico: Didier Deschamps (4-3-1-2)

Austrália
Matt Ryan; Atkinson, Rowles, Wright e Behich; Irvine, Aaron Mooy; Boyle, Hrustic e Leckie; Duke. Técnico: Graham Arnold (4-5-1)

Hora: 16h
Local: Estádio Al Janoub
Árbitro: Victor Gomes/AFS
Assistentes: Zakhele Siwela/AFS e Souru Phatsoane/LES
Árbitro de Vídeo (VAR): Drew Fischer/CAN
Transmissão: Globo, SporTV e CazéTV (Youtube e Twitch)
 

Veja também

La Liga pede prisão de promotores de campanha de ódio contra Vini Jr.
Caso Vini Jr.

La Liga pede prisão de promotores de campanha de ódio contra Vini Jr.

Manchester United x Tottenham: saiba onde assistir e confira escalações
Premier League

Manchester United x Tottenham: saiba onde assistir e confira escalações

Newsletter