Com novas diretrizes para o Santa, gestão Joaquim Bezerra tem início nesta quinta (18)
Primeiras mudanças começaram a ser desenhadas antes da cerimônia de posse
Após a eleição da chapa Pró-Santa no pleito realizado na última semana, a nova gestão tomará posse em cerimônia que acontece no Estádio do Arruda, nesta quinta-feira (18). A posse, que acontece a partir das 20h, será transmitida pelas redes sociais.
O novo presidente do Santa Cruz, Joaquim Bezerra, será empossado por Constantino Júnior, que liderou o executivo do clube no último triênio. Por meio de uma postagem feita no Twitter, o vice-presidente eleito, André Frutuoso, confirmou que além da cerimônia de posse, os primeiros passos da nova gestão serão executados nesta quinta. De acordo com Frutuoso, será convocada a assembleia geral que discutirá a reforma do estatuto do clube. Além disso, o vice-presidente adiantou que o contrato com a empresa FutebolCard, que assumiu recentemente a gestão do programa de sócios do Santa, será "entregue ao conselho".
O primeiro movimento da gestão Joaquim Bezerra - que se prolongará até a temporada 2023 (com possibilidade de reeleição por mais um triênio) - aconteceu dias antes da posse. As negociações com o novo treinador, João Brigatti, e como o executivo de futebol, Nei Pandolfo (que deve desempenhar um papel ainda mais forte nos assuntos relacionados ao futebol profissional) foram iniciadas dias depois da eleição. A contratação de Brigatti, ex-Paysandu, Sampaio Corrêa e Ponte Preta, foi anunciada nos perfis oficiais do clube nesta quarta-feira (17).
Entre os desafios que a nova gestão enfrentará nos próximos meses está a restruturação do staff do Santa Cruz, uma transição gradual que já teve início em diversos setores do clube. Na direção do departamento de Marketing, por exemplo, Mauro Melo substituiu o publicitário Guilherme Leite. Além disso, nomes como o do repórter Ronan Tardim, com passagens pela Globo Nordeste, devem compor o setor de comunicação do clube, que terá um resgate da TV Coral, canal online com conteúdos exclusivos relacionados ao Santa.
Leia também
• João Brigatti, ex-Paysandu e Ponte Preta, é o novo técnico do Santa Cruz
• ‘Mudanças virão em todas as áreas do clube’, diz vice-presidente eleito do Santa Cruz
A diminuição do passivo e o consequente equilíbrio das contas é um ponto chave para o sucesso da gestão. Entretanto, a principal fonte de receitas no clube ao longo de 2021 está atrelada ao desempenho do clube dentro das quatro linhas. A depender dos resultados conquistados em campo, as premiações da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil podem dar um fôlego para que o clube inicie um restabelecimento da sua saúde financeira. Durante a campanha, Bezerra falou abertamente sobre uma recuperação da crediblidade do clube que passaria por uma amortização das dívidas através de acordos com credores. Bezerra destacou a necessidade de "trazer patrocinadores, novos empresários e criar novas campanhas de sócios para trazer o torcedor de volta".
Sobre o programa de sócios, o vice-presidente eleito, André Frutuoso, já adiantou à reportagem da Folha de Pernambuco que mudanças podem ser feitas nos próximos meses, ainda que o programa atual entrado em vigor recentemente, no início de janeiro. Atualmente, há uma espécie de terceirização do Sócio-Torcedor do Santa Cruz, sendo a empresa FutebolCard a responsável pela gestão do programa.
O objetivo principal para 2021, no entanto, deve ser o acesso à Série B do Campeonado Brasileiro. Após quatro temporadas na terceira divisão, um acesso à Série B significaria uma retomada financeira (visto que o clube voltaria a contar com as cotas de transmissão) e, sobretudo, um resgate da autoestima do torcedor.