Entre novidade e ausências no elenco, Santa Cruz realiza testes de Covid-19 no Arruda
Elenco coral se reapresentou na manhã desta segunda-feira no Arruda para o cumprimento da fase inicial do protocolo médico estabelecido para o retorno dos treinos presenciais
Com cara nova no time principal, o Santa Cruz realizou a testagem de Covid-19 em jogadores, integrantes da comissão técnica, departamento médico e colaboradores diretamente ligados ao futebol do clube, na manhã desta segunda-feira (15), no Arruda. Esse foi o pontapé inicial no que está sendo considerado o primeiro passo para o retorno dos treinos físicos presenciais, com probabilidade de acontecer na tarde desta terça-feira (16), nos novos moldes de segurança sanitária seguidos por protocolo médico. As coletas foram feitas seguindo o esquema de drive-thru, no intuito de evitar aglomeração nos dois pontos do DM coral destinados para a realização da testagem.
Neste primeiro momento, os atletas foram divididos em pequenos grupos, receberam o material de treino, realizaram os testes e voltaram para suas respectivas casas. Dos 76 testes previstos pelo departamento médico do Santa, 69 foram realizados nesta segunda. As demais coletas serão feitas nesta terça, segundo o Vice-presidente médico do clube, Antônio Mário Valente, que através da assessoria do clube, explicou como funcionou a primeira leva de testagens no grupo tricolor.
“Concluímos o nosso processo de testagem feito pela manhã no Arruda, onde dos 76 testes que faremos, colhemos 69. Os que faltam (fazer o teste) no dia de amanhã (terça) farão os exames. Tudo transcorreu de forma tranquila, seguindo as normas de segurança e de coleta. Esses exames já foram encaminhados ao laboratório e fizemos no esquema de drive-thru. Hoje, a atividade no clube é especificamente para isso e vamos aguardar o resultado para que, aí sim, a gente possa formatar nosso grupo e dar início a atividade física através dos treinos no CT”, explicou. A previsão é que os resultados comecem a sair a partir desta terça. Se assim for confirmado, de acordo com a assessoria coral, existe a possibilidade das atividades físicas serem iniciadas no período da tarde do mesmo dia. Caso os resultados não estejam prontos até o meio dia, entretanto, os treinos podem ser feitos em dois períodos na quarta-feira.
Leia também
• Santa Cruz define últimos detalhes para retorno aos treinos
• Santa Cruz arrecada quase R$ 50 mil com campanha 'Nordeste Coral'
• Victor Rangel perto de selar permanência no Santa Cruz
Natural do Rio Janeiro, onde passou os 90 dias de isolamento social junto à família, o atacante Pipico foi um dos jogadores que passou por testes na área interna do José do Rego Maciel. Desde o dia 12 de março sem balançar as redes, o camisa nove coral falou do entusiasmo em voltar aos treinos buscando dar seguimento a boa campanha coral no Estadual.
“Expectativa está boa, a cabeça está boa. Graças a Deus, retornamos ao nosso trabalho, que a gente ama fazer que é jogar futebol. Espero que isso tudo passe o mais rápido possível (a pandemia) e tudo volte ao normal para que a gente comece as nossas atividades firmes e fortes, em busca dos nossos objetivos. Agora é voltar com força total para dar continuidade onde paramos”, comentou. “Espero que a gente se adapte aos treinamentos o mais rápido possível para que quando marcarem a reestreia possamos estar 100%, igual estávamos antes da crise acontecer”, completou.
Em contato com a reportagem, o preparador físico da Cobra Coral, Carlos Gamarra, informou que somente após a realização dos testes a comissão técnica terá uma reunião com o departamento médico para que detalhes como quantidade de profissionais e divisão de grupos de jogadores nos treinos sejam definidos. Assim como Náutico e Sport, no entanto, a recomendação é que todos os profissionais envolvidos com as atividades do futebol tenham a temperatura medida diariamente no CT Ninho das Cobras e utilizem máscaras para circular pelo espaço.
Novidade e ausências
Quem apareceu integrado ao elenco principal do Santa Cruz foi o atacante Adriano Napão, cria da base coral que retornou ao Arruda antes do início da pandemia do novo coronavírus se instalar no Estado, após cumprir empréstimo junto ao Coritiba. Napão tem 20 anos e disputou quatro jogos no ano passado no elenco sub-20 do Coxa. Em 2018, com a camisa tricolor, o garoto atuou em 21 jogos e marcou 12 gols, entre o Campeonato Pernambucano sub 20 e sub-23 e Copa do Nordeste sub-20.
Ainda no preparo para estrear, quem deu as caras pela primeira vez no Arruda foi o paraguaio Derlis Alegre, recém-contratado, mas que, por conta da paralisação do futebol sequer havia conhecido os companheiros de elenco presencialmente. Alegre chegou ao Recife no dia 16 de março para suprir uma das carências do Santa Cruz nas pontas do campo e vinha treinando todos os dias individualmente com o auxílio de seu preparador físico.
Algumas ausências não passaram despercebidas no primeiro dia de testes, contudo. O treinador Itamar Schulle e o centroavante Victor Rangel, que ainda não teve a permancência no clube decretada, foram algumas delas. De acordo com a assessoria tricolor, o técnico deve se apresentar nesta terça para a realização do teste. A situação de Rangel, por outro lado, é diferente. Segundo o agente do atleta, Sandro Zardo, não há previsão para que o atacante se apresente ao clube, uma vez que, de acordo com ele, ainda faltam detalhes contratuais para o selo do compromisso entre as partes.