Logo Folha de Pernambuco

Sport

Com permanência próxima, Sport mira Sul-americana

Assim como a participação em mais uma edição da Série A, o Leão pode garantir sua ida ao torneio continental neste final de semana

Patric, lateral-direito do SportPatric, lateral-direito do Sport - Foto: Anderson Stevens / Sport

Próximo de concretizar a permanência na Série A do Brasileiro, o Sport já começa a buscar outro objetivo dentro da competição: uma vaga na Sul-americana. Assim como a garantia de mais uma temporada na elite do futebol nacional, o Leão pode carimbar sua ida ao torneio continental neste final de semana.

No momento, o Sport é o atual 14º colocado com 42 pontos, um a mais que o Fortaleza, seu atual concorrente pela vaga. Para garantir sua passagem à Copa Sul-americana com antecedência, o Rubro-negro precisa vencer o Atlético/MG, no domingo (21), na Ilha, e torcer por um tropeço dos cearenses ante o Bahia um dia antes, no Castelão. Enquanto o time da Praça da Bandeira iria aos 45 pontos, o Leão do Pici poderia chegar, no máximo, à mesma pontuação. Porém, com vitórias a menos, perderia nos critérios de desempate. 

Cientes da real possibilidade de ficar com a última vaga à segunda competição mais importante do continente, os jogadores pregam cautela. Entretanto, segundo Patric, a classificação coroaria uma temporada difícil do clube pernambucano.

"Ano que tivemos uma pandemia, ano em que o clube passou por uma reformulação tanto financeira quanto com atletas, com eleições por vir. Para os jogadores e para a comissão seria um título, porque cada atleta que está aqui hoje pagou um preço. Quando teve salários atrasados, teve dificuldades, nos mobilizamos para que pudéssemos chegar vivos, inteiros. Faltando duas rodadas com uma chance pequena para rebaixamento, nós temos a grande oportunidade de concretizar", ressaltou o capitão leonino.

De acordo com o regulamento da Série A, se classificariam à Sula os times que terminassem o Brasileiro entre as 7ª e 12ª colocação. Mas os resultados da Libertadores (Palmeiras campeão) e Copa do Brasil (Palmeiras e Grêmio decidem) fizeram com que os 13º e 14º colocados herdassem as vagas, independente de quem ganhar o mata-mata nacional. No atual cenário, Atlético/GO e Sport estão sendo os beneficiados, respectivamente. 

Veja também

Newsletter